Serviço de Convivência de Jovens libera pagamento de bolsa

Cerca de 100 jovens, entre 15 e 17 anos, que participam do Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da secretaria de Assistência Social de Quissamã, estão recebendo desde quinta-feira (11), a bolsa auxílio, custeada pelo município, no valor de R$ 100, referente ao mês de maio. Os inscritos vão participar de vivências em órgãos municipais, como Horto, e federais, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF).
O coordenador do programa, Diego Reis, explicou que os jovens estudam em escola regular e participam de atividades com orientação de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, além de oficinas lúdicas. “A finalidade do programa é inserir a juventude em atividades, promovendo a interação e integração, possibilitando experiência”, disse, destacando que os adolescentes, divididos em dois grupos vão receber aprendizagem (vivência) durante a semana em diversos setores do IFF e participarão de um curso de Informática, Ética, Cidadania e Português, com entrega de certificado. A aula inaugural está prevista para o dia 30 deste mês.
A adolescente Luana Ramos, de 16 anos, aposta na vivência para ingressar no mercado de trabalho. “Vamos ter experiência em diversos setores que facilitará muito no nosso 1º emprego”, lembrou. Já Camila Leite de Souza, também de 16 anos, acredita que a experiência vai ser o ponto de partida para o seu currículo. “Será um aprendizado para entrar em uma empresa”, falou.
No Horto, por exemplo, os jovens receberão orientações sobre plantio e cultivo de plantas e hortaliças, que serão repassadas pelos técnicos da secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.