Seminário sobre Educação Inclusiva reúne profissionais da rede municipal

Profissionais da rede municipal de ensino participaram, nesta quinta-feira (8), do XII Seminário de Educação Inclusiva, que abordou “Práticas Pedagógicas para Inclusão e Diversidade”, com a participação do professor Eugênio Cunha, mestre e doutor em Educação e autor de diversos livros na área. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com apresentação da Banda de Lata Maria Josefa, da Escola Municipal Felizarda Maria de Azevedo, que funciona na comunidade quilombola de Machadinha, e apresentação de pais e alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ).
Participaram da abertura, a prefeita Fátima Pacheco, vice-prefeito Marcelo Batista, o secretário de Educação, Róbisson Serra, o subsecretário Ailson Belarmindo, além de representantes da Coordenação Pedagógica e da Coordenação de Educação Inclusiva.
O evento, com a proposta de enriquecer e orientar a prática pedagógica em sala de aula, envolveu profissionais dos diversos segmentos, desde a educação infantil ao ensino fundamental. A prefeita Fátima Pacheco reforçou a qualidade da educação oferecida na rede municipal.
“Temos uma equipe formada por profissionais de ponta, qualificados, comprometidos e apaixonados pelo que fazem. Educação e Saúde são sempre a maior preocupação de qualquer gestor e foi a nossa também. Mas hoje se me perguntarem o que a educação do município nos traz, posso afirmar, com muita tranquilidade, que a educação de Quissamã só nos dá boas notícias. Temos uma educação viva, participativa e com um olhar humanizado, e na educação inclusiva tivemos avanços extremante significativos”, pontuou.
O vice-prefeito Marcelo Batista também falou da importância do tema. “Nos reunimos para discutir sobre um assunto que há alguns anos não tinha relevância na área educacional. Ficamos alegres e satisfeitos ao ver que Quissamã avançou e somos referência, não só na educação inclusiva, mas na educação geral”, disse Marcelo, parabenizando todos os profissionais pelo empenho e dedicação.
Na palestra, Eugênio Cunha, entre outros assuntos, contou um pouco de sua trajetória na educação inclusiva. “Foi uma honra muito grande participar dessa programação. Agradeço pela oportunidade de compartilhar e trocar experiências. É importante ressaltar que a inclusão não se dá somente nas escolas, mas em todos os setores da sociedade. Estou muito feliz com tudo que vi aqui em Quissamã”, finalizou.
Na abertura das atividades, a coordenadora do Departamento de Educação Inclusiva, Cyntia Cristina, reforçou a importância do evento preparado com muito carinho para os profissionais. “Minha palavra é gratidão. Não é fácil trabalharmos com a inclusão e temos nossos desafios, mas vocês, que estão diretamente em sala de aula e atuam no dia a dia dos nossos alunos, fazem a inclusão acontecer verdadeiramente no âmbito escolar. A Prefeitura de Quissamã tem uma politica municipal de educação inclusiva estruturada e nossos alunos perpassam desde os anos iniciais (creche) até os anos finais”, ressaltou.
“Estamos no XII Seminário e isso mostra há quanto tempo estamos nos estruturando, estudando e buscando o melhor para os nossos alunos. Educação inclusiva é garantir a todos o direito a educação, repeitando suas peculiaridades e suas particularidades, e estamos no caminho certo”, acrescentou Joédima Passos, coordenadora adjunta de Gestão Pedagógica.
O secretário Róbisson Serra destacou o progresso da educação no município. “Agradeço ao trabalho, empenho e dedicação de cada profissional. Juntos, todos contribuem para que tenhamos uma educação de qualidade. Quando observamos os avanços dos nossos alunos, temos ainda mais certeza de que estamos no caminho certo. O seminário foi um momento de troca de experiências e novos aprendizados, sendo muito gratificante para todos nós”, finalizou.