Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Seminário de Boas Práticas premia projetos inovadores na alfabetização em Quissamã

Criatividade e efetividade promovendo experiências educativas transformadoras no campo da alfabetização. Assim foi o Seminário de Boas Práticas, etapa municipal em Quissamã do Prêmio Magda Soares, Transformando Vidas pela Leitura. O evento realizado nesta terça-feira (28), no auditório da Prefeitura, promovido pela secretaria de Educação, selecionou os três melhores projetos com premiação dentre 14 inscritos. Primeiro lugar, Pequenos Griôs – Sustentando uma Educação Antirracista – sob orientação da professora Patrícia Santana da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, na comunidade quilombola Machadinha -, representará Quissamã na etapa regional dia 11 de junho em Campos.

A iniciativa visa valorizar e divulgar práticas inovadoras dos profissionais da Educação Básica em turmas de nível 1 e 2. Os projetos foram avaliados pela comissão composta pelos profissionais da educação Rosa Helena Barcelos, Sandra Fontes e Francisco Carlos Gomes.

“Ao compartilhar experiências e rotinas do cotidiano escolar, estamos promovendo uma educação transformadora. A alfabetização é uma fase essencial para a formação dos nossos pequenos, proporcionando as bases da leitura e escrita para toda a vida”, frisou a secretária de Educação, Helena Lima.

Os projetos se destacaram pela musicalidade, tecnologia, atividades experimentais e aulas de campo. O evento, parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, contou com a presença da articuladora municipal do programa em Quissamã, Adelaine Chagas, que enfatizou a importância do reconhecimento do trabalho dos docentes na melhoria da qualidade da alfabetização.

“Cada professor nasce com asas e elas precisam ser abertas, para que vocês tenham noção da proporção aonde vocês poderão chegar. Vocês vão mostrar o que fazem em sala de aula e reconhecer esse trabalho só contribui para a melhoria da qualidade da alfabetização”, disse a educadora.

O primeiro colocado ganhou uma bicicleta, o segundo um fone e o terceiro caixa de som com bluetooth.

Projetos participantes por ordem de apresentação:

*Sequência Didática Baseada em Atividades Lúdicas e Experimentais, coordenado pelo professor Marcelo Negreiros, da Escola M. Nelita Barcellos dos Santos, em Morro Alto (2º Lugar)
*Pequenos Griôs – Sustentando uma Educação Antirracista, sob orientação da professora Patrícia Santana da Escola M. Felizarda Maria da Conceição Azevedo, em Machadinha. (1º Lugar)
*Aprendendo e Brincando com as Obras de Ziraldo, pedagoga Rosália Massena Vieira Soares de Abreu, da Escola M. Ignácio Hugo de Souza, na Penha.
*Pequenos Guardiões em Ação, professora Maria Aparecida Batista Neves, da Escola M. Délfica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado.
*Leitor da Semana, professora Raquel Cortes Ramos Souza, da Escola M. Professor Miguel Angelo da Silva Santos, em Caxias.
*Alfabetizando com Mico Maneco, de Ana Maria Machado, professora Riviane de Lima, da Escola M. Nelita Barcellos dos Santos, em Morro Alto.
*Minha história virou um livro, professoras Laís Coutinho Barbosa Jardim, Maria Aparecida do Espírito Santo, Sandra Helena e Maria das Dôres Carvalho, da Escola M. Professora Tânia Regina de Paula, em Alto Alegre.
*Estou no Primeiro ano. E agora?, professora Paula Queirós de Souza de Macedo, da Escola M. Professora Tânia Regina de Paula, em Alto Alegre.
*Diário do Ajudante, professora Flávia Siqueira, Escola M. Carlos Roberto Cruz Filippino, em Santa Catarina.
*Herança Africana e sua Influência em Quissamã, liderado pelo professor Gabriel Perrone, da Escola M. Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, Sítio Quissamã. (3º Lugar)

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.