Criatividade e efetividade promovendo experiências educativas transformadoras no campo da alfabetização. Assim foi o Seminário de Boas Práticas, etapa municipal em Quissamã do Prêmio Magda Soares, Transformando Vidas pela Leitura. O evento realizado nesta terça-feira (28), no auditório da Prefeitura, promovido pela secretaria de Educação, selecionou os três melhores projetos com premiação dentre 14 inscritos. Primeiro lugar, Pequenos Griôs – Sustentando uma Educação Antirracista – sob orientação da professora Patrícia Santana da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, na comunidade quilombola Machadinha -, representará Quissamã na etapa regional dia 11 de junho em Campos.
A iniciativa visa valorizar e divulgar práticas inovadoras dos profissionais da Educação Básica em turmas de nível 1 e 2. Os projetos foram avaliados pela comissão composta pelos profissionais da educação Rosa Helena Barcelos, Sandra Fontes e Francisco Carlos Gomes.
“Ao compartilhar experiências e rotinas do cotidiano escolar, estamos promovendo uma educação transformadora. A alfabetização é uma fase essencial para a formação dos nossos pequenos, proporcionando as bases da leitura e escrita para toda a vida”, frisou a secretária de Educação, Helena Lima.
Os projetos se destacaram pela musicalidade, tecnologia, atividades experimentais e aulas de campo. O evento, parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, contou com a presença da articuladora municipal do programa em Quissamã, Adelaine Chagas, que enfatizou a importância do reconhecimento do trabalho dos docentes na melhoria da qualidade da alfabetização.
“Cada professor nasce com asas e elas precisam ser abertas, para que vocês tenham noção da proporção aonde vocês poderão chegar. Vocês vão mostrar o que fazem em sala de aula e reconhecer esse trabalho só contribui para a melhoria da qualidade da alfabetização”, disse a educadora.
O primeiro colocado ganhou uma bicicleta, o segundo um fone e o terceiro caixa de som com bluetooth.
Projetos participantes por ordem de apresentação:
*Sequência Didática Baseada em Atividades Lúdicas e Experimentais, coordenado pelo professor Marcelo Negreiros, da Escola M. Nelita Barcellos dos Santos, em Morro Alto (2º Lugar)
*Pequenos Griôs – Sustentando uma Educação Antirracista, sob orientação da professora Patrícia Santana da Escola M. Felizarda Maria da Conceição Azevedo, em Machadinha. (1º Lugar)
*Aprendendo e Brincando com as Obras de Ziraldo, pedagoga Rosália Massena Vieira Soares de Abreu, da Escola M. Ignácio Hugo de Souza, na Penha.
*Pequenos Guardiões em Ação, professora Maria Aparecida Batista Neves, da Escola M. Délfica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado.
*Leitor da Semana, professora Raquel Cortes Ramos Souza, da Escola M. Professor Miguel Angelo da Silva Santos, em Caxias.
*Alfabetizando com Mico Maneco, de Ana Maria Machado, professora Riviane de Lima, da Escola M. Nelita Barcellos dos Santos, em Morro Alto.
*Minha história virou um livro, professoras Laís Coutinho Barbosa Jardim, Maria Aparecida do Espírito Santo, Sandra Helena e Maria das Dôres Carvalho, da Escola M. Professora Tânia Regina de Paula, em Alto Alegre.
*Estou no Primeiro ano. E agora?, professora Paula Queirós de Souza de Macedo, da Escola M. Professora Tânia Regina de Paula, em Alto Alegre.
*Diário do Ajudante, professora Flávia Siqueira, Escola M. Carlos Roberto Cruz Filippino, em Santa Catarina.
*Herança Africana e sua Influência em Quissamã, liderado pelo professor Gabriel Perrone, da Escola M. Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, Sítio Quissamã. (3º Lugar)