Quissamã sediou, nesta quinta-feira (21), um seminário sobre o combate à violência contra a mulher, como parte da Campanha Agosto Lilás. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e pela Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres, com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher, reuniu autoridades e a comunidade no auditório do IFF para debater e conscientizar sobre o tema.
A programação contou com apresentações culturais do grupo Ritmos da Vida do IFF e do professor Ronaldo. As palestras abordaram diferentes aspectos da violência de gênero: Jane Estanislau Roriz falou sobre “A Violência Doméstica e o Ciclo do Cuidado”; Meire Paiva de Carvalho sobre “Liderança Feminina e Transformação Social”; e Paulo Sarcon sobre “Implementação de Políticas Públicas que Promovam Respeito e Direitos das Mulheres”.
O prefeito Marcelo Batista destacou a relevância do evento para a cidade. “É fundamental que ações como essa se multipliquem em nosso município. O combate à violência contra a mulher é uma pauta prioritária, e o seminário representa um passo importante para reforçar nosso compromisso com a proteção e o empoderamento feminino. Estamos trabalhando para que Quissamã seja um lugar onde todas as mulheres se sintam ainda mais seguras, respeitadas e amparadas”, afirmou.
A secretária de Assistência Social e primeira-dama, Valquíria Barcelos, reforçou a necessidade de manter o debate constante. “É muito importante debater o quadro da violência contra a mulher, e não é só hoje que vamos debater. A violência não é apenas física; a agressão acontece de várias formas: psicológica, patrimonial, ideológica. Por isso, os debates são sempre muito importantes e não devem se limitar a uma data. O dia é especial para fortalecer nossa união, mas esse compromisso deve estar sempre presente”, enfatizou.
A procuradora-Geral do Município, Dra. Grimas de Mattos, expressou preocupação com o aumento do feminicídio no país. “É uma pauta importantíssima que infelizmente nos entristece. Não é fácil atender uma mulher que passa por violência, mas toda a rede de apoio existente no Ceam de Quissamã encoraja a denúncia e ajuda para que ela consiga dar a volta por cima”, comentou.
Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Lucas Pacheco, o seminário foi um momento de reflexão e aprendizado. “É o primeiro seminário que realizamos no âmbito do Agosto Lilás aqui na secretaria, um momento de ouvir, aprender e refletir sobre o que é a legislação e como ela se aplica. É com muito orgulho que Quissamã mantém um equipamento como o Ceam, que nos engrandece como município. Um trabalho altamente complexo, sensível e que só é possível graças a profissionais muito qualificadas”, destacou.
A coordenadora de Políticas para as Mulheres, Gabriela Vasconcelos, enfatizou a importância da prevenção. “Estamos mais próximos das mulheres, com a Secretaria de Direitos Humanos e com a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. Estamos aqui para dar seguimento, realizar um trabalho de qualidade em prol da prevenção e do empoderamento feminino em nossa Quissamã”, disse.
A subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Elizabeth Sans, destacou a importância da justiça social. “Hoje estamos fortalecendo o combate à violência. Temos a Sala Girassol, a Patrulha Maria da Penha e todos esses equipamentos garantidos pelo município para assegurar a justiça social e a proteção das mulheres”, concluiu.





