Semana da Integração aborda bullying, autoestima e coronavírus

A secretaria de Assistência Social encerrou, nesta quinta-feira (5), as atividades da Semana de Integração, que reuniu participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Jovens em Ação. A programação, no auditório da Prefeitura de Quissamã, contou com uma palestra sobre o coronavírus, ministrada pelo enfermeiro e coordenador da Atenção Básica Paulo Vitor Arquejada, e sobre bullying e autoestima, com a psicóloga Fabiana Marins e profissionais da equipe técnica da secretaria de Saúde.
Por meio da temática coronavírus, Arquejada deu detalhes da doença, período de incubação, período de transmissibilidade, fonte da infecção, os tipos de coronavírus, e o que eles causam. “Foi um momento de abordagem geral sobre a doença, envolvendo forma de tratamento, casos suspeitos, confirmados e descartados, e aproveitei para tirar as dúvidas que surgiram”, destacou o coordenador.
“Trabalhamos a prevenção em saúde, com os temas bullying e autoestima. A informação sobre os temas auxilia os jovens a compreenderem melhor os conflitos que cercam a fase de desenvolvimento em que eles se encontram. Foi um encontro bastante proveitoso”, ressaltou Fabiana.
O Jovens em Ação é um programa de promoção e inclusão social, iniciado em maio de 2019 com a proposta de garantir aprendizado e novas vivências para jovens com idade entre 15 e 18 anos. Por meio dessa iniciativa, os participantes são inseridos em atividades nos diversos setores da Prefeitura, na Guarda Municipal e, a partir deste mês, também na Banda Musical União Quissamaense. Além da oportunidade de vivenciar o dia a dia e a rotina de trabalho, eles contam com uma bolsa auxílio mensal de R$ 300.