Seis jovens quissamaenses são candidatos ao Parlamento Juvenil 2023. Representantes da Prefeitura de Quissamã e Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, além de quatro destes jovens candidatos, se reuniram nesta quinta-feira (22) para abordar o projeto, além do processo eleitoral do primeiro e segundo turno da 14º edição do PJ.
O Projeto envolve alunos do 1º ou 2º ano do Ensino Médio das escolas estaduais de todos os municípios do Estado, com objetivo de possibilitar aos jovens a atividade política, a cidadania, e a vivência do processo legislativo. Segundo a coordenadora do Programa Jovens em Ação, Rose, Quissamã conta com seis jovens interessados em representar o município, sendo cinco vinculados ao Programa.
Após o processo de inscrição e campanha, o Parlamento Juvenil define os representantes da edição no próximo mês. O 1º turno acontece de 31 de julho a 1 de agosto e o 2º turno acontece de 11 a 13 de agosto. Quissamã conta com seis candidatos, alunos do Colégio Estadual Visconde de Quissamã: Maria Eduarda da Paz Braga; Jonathan Luan da Silva Nunes; Kamilly Victória Alves Pinto; Bruna da Silva Gonçalves Santos; Ana Karolina Costa Assunção; e Camily Azevedo da Silva.
“No primeiro turno, serão dois escolhidos. No segundo, o aluno mais votado será eleito e o menos votado ficará como suplente. Na primeira reunião aqui em Quissamã em junho ainda não havíamos candidados, mas hoje temos seis. O município está de parabéns. Não é qualquer município que mobiliza assim”, comentou o Gestor da edição, Alessandro Santos.
O Parlamento Juvenil simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria que podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.
A reunião também teve participação do Assessor Especial de Governo, Maurício Buguinho; e do Assessor Parlamentar da Alerj, Saulo Palmeira.