Secretário de Saúde participa de encontro sobre repasse de recursos

O secretário de Saúde de Quissamã, Ricardo Tigre, participou nesta quinta-feira (11), de uma reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), no Rio de Janeiro, com outros gestores da região, com o objetivo de pactuar recursos para procedimentos cardiológicos, de oftalmologia e novos modelos de repasse de recursos para os municípios do Estado.
Ricardo Tigre comentou que durante o encontro, os participantes trabalharam na proposta de transferir suas referências de atendimento cardiológicos de Campos dos Goytacazes para Macaé, por conta do modelo atual não atender à demanda.
“Da mesma maneira, trabalhamos a proposição de transferir o atendimento oftamológico de Campos, que não nos atende adequadamente, para Itaperuna. Atualmente, temos que comprar o serviço em Niterói, o que onera o município. Foi apresentada também a situação do Programa de Informatização da Atenção Básica, que se propõe a interligar com fornecimento de todos equipamentos, inclusive o link de internet”, explicou o secretário.
Atualmente, praticamente todos os processos que dizem respeito ao financiamento, à descentralização da estrutura gestora do SUS, e à estruturação e funcionamento da rede de serviços propagados pelo nível federal e estadual necessitam da apreciação e aprovação na CIB para serem implementadas como, por exemplo, processos de habilitação municipal às diferentes condições de gestão propostas pelas Normas Operacionais do SUS; critérios para as transferências de recursos financeiros federais (definição dos tetos financeiros municipais e acompanhamento do gerenciamento local dos recursos transferidos); e credenciamento de novos serviços de saúde.