Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Secretarias de Assistência Social e de Saúde promovem ação voltada para crianças de zero a três anos

Secretarias de Assistência Social e de Saúde promovem ação voltada para crianças de zero a três anos

As secretarias de Assistência Social e de Saúde em parceria com o Programa Criança Feliz, promoveram nesta quinta-feira (23), no CRAS II, em Barra do Furado, a ação “Cuidando dos meus primeiros dentinhos”, voltada para crianças de zero a três anos. A atividade teve a participação da dentista Jocivania Garcez, que destacou a importância do cuidado da saúde bucal na primeira infância e da nutricionista Bruna Manhães, da Unidade de Saúde da Família – USF de Barra do Furado.
Na ocasião, a Coordenação de Odontologia distribuiu kits de higiene bucal, compostos por fio dental, escova e pasta de dentes. Durante a ação, houve orientação a respeito do atendimento odontológico na unidade. O evento seguiu rigorosamente os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, no que diz respeito à prevenção à Covid-19.
– O hábito de caprichar na limpeza da boca deve iniciar antes mesmo do aparecimento dos dentes, quando a criança começa a ingerir papinhas e alimentos sólidos, já que o leite materno é um poderoso protetor bactericida. Até o primeiro ano, a higiene pode ser feita somente com gaze ou pano de boca umedecido com água filtrada ou dedeiras de silicone, que devem ser lavadas após o uso”, destacou Jocivania.
Bruna Manhães aproveitou para falar sobre os cuidados que devem ser tomados com o consumo de açúcar, componente de uma grande quantidade de alimentos e instruir sobre a possibilidade de substituí-los. O açúcar está associado ao surgimento e ao agravamento de doenças na vida adulta, muitas vezes por causa do consumo excessivo, hábito que inicia ainda nos primeiros anos de vida.
– A formação de cáries, por exemplo, vai se dando gradativamente nesse processo. Esses dois primeiros anos são muito importantes, pois representam um período intenso de desenvolvimento de todo o sistema nervoso e cognitivo. É o período em que a criança está moldando uma série de aspectos do seu desenvolvimento, e o paladar está incluso nisso”, afirma Bruna.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.