Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Secretaria de Saúde
  • Secretarias da Saúde e Assistência Social realizam atividades sobre o Mês Mundial da Doença de Alzheimer

Secretarias da Saúde e Assistência Social realizam atividades sobre o Mês Mundial da Doença de Alzheimer

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Atenção à Saúde do Idoso e, em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV da Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (28), uma ação com os idosos, para chamar atenção sobre o Mês Mundial da Doença de Alzheimer. A iniciativa tem como objetivo aumentar a tão necessária conscientização e desmistificar tanto o estigma, quanto a desinformação que ainda envolvem a demência.

Ainda não foi encontrada a sua cura, mas é possível adiar o aparecimento dos sintomas com atividades que promovem a saúde da mente. Pelo menos dois milhões de pessoas são acometidas no Brasil pela doença de Alzheimer, tipo mais comum de demência, caracterizada pela perda ou redução progressiva das capacidades cognitivas, como atenção, memória, percepção, raciocínio e linguagem.

A atividade foi promovida pela coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Idoso, Natália Borba Machado, que contou com a participação da Assistente Social, Isabel Alves e as fisioterapeutas, Gleicilane Ferreira e Ademilsa Cabral. Os idosos participaram de exercícios para a memória, com música, alongamento, informações importantes sobre o Mal de Alzheimer e dicas na prevenção de quedas.

Durante a ação, os idosos foram homenageados pelo Dia do Idoso, que é celebrado no próximo sábado (01). “O objetivo do evento foi abordar temas de condições de saúde comuns nessa população, visando a manutenção da capacidade funcional deles. As atividades realizadas tiveram o objetivo de proporcionar bem-estar e emoções positivas, além da redução de riscos”, afirmou Natália.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.