Secretaria de Saúde promove ações integradas do Novembro Azul

No dia em que é comemorado o dia Mundial do Diabetes – nessa terça-feira (14), foi realizada uma série de ações integradas dos serviços de saúde oferecidos no município, de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, com foco no Novembro Azul, que é direcionado ao câncer de próstata. A atividade aconteceu durante toda a manhã no hall da Prefeitura de Quissamã e contou com a participação de servidores municipais e população que esteve presente na sede do executivo.
Foram montados estandes para levar informações de alguns serviços da Secretaria Municipal de Saúde, com destaque sobre a saúde do homem, tais como: Alimentos funcionais /Nutrição, Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Cálculo IMC (Índice de Massa Corporal), Diabetes e Hipertensão, Planejmanto familiar, DST / HIV, Saúde Mental – do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, e da Saúde Bucal.
No espaço da Nutrição, foi montada uma mesa funcional com alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata e diabetes, como chá verde, bolo de banana sem açúcar, alimentos diet e frutas anti-oxidantes, que ajudam na prevenção do câncer, assim como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, que distribuiu receitas e produtos diet para pessoas diabéticas.
Já na medição e avaliação de peso e cálculo do IMC, ocorreu a orientação nutricional de acordo com a avaliação feita pelas nutricionaistas da rede, que também distribuíram livros sobre alimentação saudável, na promoção de saúde e prevenção de enfermidades não transmissíveis.
Outro serviço bastante procurado durante o atendimento, foi da aferição da Pressão Arterial e o teste de glicose, realizado por enfermeiros da Secretaria de Saúde do município, que fizeram as devidas recomendações, de acordo com os resultados obtidos. A equipe do Programa DST/AIDS, entregou folders informativos com orientações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis, os locais onde pode-se fazer o teste de HIV dentro do Estado do Rio de Janeiro, além da distribuição de brindes.
O Programa de Saúde Bucal também ofereceu folhetos sobre o câncer de boca; e o Programa de Saúde Mental, expôs dois projetos do CAPS: Cultivando Saúde, através de produtos cultivados na horta pelos seus usuários, e do Loucos por você, com trabalhos manuais, como artesanato e quadros pintados à mão.
Sobre Planejamento Familiar, foi apresentado o Programa Municipal de Saúde do Adulto – através do Programa Ligadura Legal, de acordo com a Lei nº 9263/96, que oferece o serviço de vasectomia, com os seguintes critérios: homens residentes no município, com idade a partir de 25 anos, com no mínimo 2 filhos vivos; deve ser encaminhado ao Programa Ligadura Legal através de referência da Unidade da Saúde da Família da localidade onde mora. Os candidatos à vasectomia serão atendidos pela equipe técnica do Programa (Assistente Social, Psicóloga e Enfermeira) e encaminhados ao Urologista, para o procedimento, com a seguinte documentação: cópia (xerox) da ficha de inscrição devidamente preenchida pelos profissionais da equipe técnica, cópia da declaração registrada em Cartório e formulário de liberação do procedimento. Não serão necessários exames pré-operatórios, nem risco cirúrgico, por ser um procedimento de pequeno porte com o cliente submetido à anestesia local.
A Coordenadora de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Natália Vilaça Alves, destaca que todas as ações realizadas estão integradas com todos os setores da Saúde. “Todos os serviços estão integrados para a realização das ações do Novembro Azul, com foco no câncer de próstata, por se tratar de cuidados com a saúde do homem”, explicou Natália, ressaltando que esses serviços podem ser encontrados em todas Unidades de Saúde da Família e no Centro de Especialidade do município.