Secretaria de Saúde presta contas à comunidade

A secretaria municipal de Saúde divulgou a agenda de reuniões nas comunidades. A atividade, iniciada na terça-feira (8), no Matias, tem a finalidade de prestar contas das ações produzidas nas Unidades de Saúde da Família (US), tais como número de consultas médicas e visitas domiciliares, ações do Outubro Rosa, Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Testagem para Sífilis, oferecida gratuitamente no município, entre outras ações. Os encontros acontecem nos postos de atendimento de cada localidade, a partir das 17h. Na quarta-feira (9), a reunião foi realizada em Caxias.
As próximas edições serão no Carmo (17), Morro Alto (22), Centro (23) e Santa Catarina (29). De acordo coma coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Milena Viana, por meio dessa iniciativa, além de fazer a prestação de contas à população, a secretaria ouve as demandas dos moradores. “Essa proposta representa mais uma forma de estarmos ainda mais próximos das comunidades”, frisou.
Outras ações que vêm sendo realizadas pela secretaria municipal de Saúde são o Programa “Saúde Vai Até Você”, com a proposta de levar os diversos da rede às comunidades que residem distante das Unidades de Saúde; o Programa de Castração Animal, que oferece aos munícipes o serviço gratuito, envolvendo cães e gatos, palestras educativas e exames para diagnóstico de brucelose e tuberculose bovina; a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, em todas as Unidades de Saúde da Família e no Centro de Saúde, além de atividades de prevenção e combate ao suicídio, e sobre a sífilis congênita.