Secretaria de Saúde de Quissamã presta contas referente ao 3º quadrimestre de 2022

Nesta segunda-feira, 27, a Secretaria de Saúde de Quissamã realizou a Audiência Pública de Prestação de Contas referente ao 3° Quadrimestre de 2022, no Plenário da Câmara Municipal de Quissamã, apresentando todos os números do período correspondentes às ações do Fundo Municipal de Saúde, de Educação Permanente e Continuada em Saúde, de Auditorias, da Oferta de Serviços da Rede Conveniada, Contratada e Própria, de Procedimentos Realizados na Rede Própria e em todos os programas municipais de saúde.

A subsecretária de Saúde de Quissamã, Sabrine Pereira, ressaltou que a excelência do serviço de saúde do município é fruto de um trabalho comprometido de muitos profissionais. “Quero agradecer a fala de todos os vereadores e dizer que ninguém faz nada sozinho. Nós explanamos aqui sobre diversos serviços de saúde, uma prestação de contas gigantescas, ressaltando inúmeras ações, isto porque a saúde é uma secretaria muito ampla, que não pára nunca. A gente tem que trabalhar com muito amor, com respeito à população e aos funcionários. Quero agradecer a todos que diariamente, enfrentam tantos obstáculos e desafios conosco, entregando uma saúde de qualidade para a população de Quissamã”, avaliou Sabrine, lembrando que a prestação de contas foi apresentada ainda pela coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde, Delba Barros, e pela assessora do Fundo Municipal de Saúde, Fernanda Barcelos.

Apenas no último quadrimestre de 2022 mais de 9 mil pacientes foram transportados para procedimentos e atendimentos médicos em cidades como Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói e Sorocaba (SP). O Programa Estratégia Saúde da Família realizou mais de 74 mil procedimentos, entre consultas médicas, de enfermagem, visitas domiciliares, entre outras atividades. Já a cobertura vacinal de crianças menores de dois anos alcançou entre 97% e 104% na maioria das vacinas do Calendário Básico de Vacinação da Criança, um dado bastante satisfatório, resultado de muito trabalho e comprometimento da equipe de imunização e das unidades de saúde da família.

No mesmo período, o índice de aleitamento materno exclusivo para crianças menores de seis meses ficou em 71%, número considerado bom pelo Ministério da Saúde. E sobre o Programa de Saúde da Mulher o destaque foi para a inserção de 21 Dispositivos Intrauterinos (DIU) e 60 procedimentos de patologia cervical, além disso, o Programa de Ligadura Legal atingiu a marca de 23 laqueaduras tubárias e 18 vasectomias no último quadrimestre.

Os atendimentos da população idosa por especialidades no 3º quadrimestre atingiu 44,2% do total deste serviço. No Programa de Controle das IST/HIV e Hepatites Virais apenas neste período foram dispensados mais de 24 mil preservativos em todas as unidades de saúde do município. No que diz respeito à Covid-19, no 3º quadrimestre de 2022 foram registrados 3.382 casos suspeitos, sendo 791 confirmados e nenhum óbito no período.

“Mesmo com os obstáculos enfrentados por todas as cidades do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil em relação a aquisição de insumos, por exemplo, Quissamã consegue prestar uma assistência em saúde totalmente diferenciada, desempenhando um papel belíssimo e importante e, é sem sombra de dúvidas a melhor saúde desse estado. Quero parabenizar a cada profissional de saúde de Quissamã, esses guerreiros que desempenham um papel fundamental na cidade”, disse a vereadora e relatora da Comissão de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura da Câmara, Simone Flores, seguida do vereador Ailson Barreto.

“É preciso olhar para os outros municípios, uma vez que só assim, conseguimos ver que existem muitas cidades que não investem tanto nas pessoas como Quissamã investe. Queria aproveitar para ressaltar a importância das vacinas, em especial da Covid-19, alertando a todos que ainda não completaram o esquema vacinal, que o façam procurando o Centro de Saúde ou a unidade de saúde de acordo com a programação de imunização”, frisou o vereador.

O presidente da Câmara de Quissamã, Fábio Castro, por sua vez, parabenizou a atuação da Comissão na pessoa do presidente da mesma, o vereador Mazinho Batista. “Quero parabenizar a todos os membros dessa importante comissão e também a população e os profissionais de saúde que participaram conosco desta audiência pública. Todas as vezes que aqui houverem audiências, esse espaço estará aberto para o diálogo. Particularmente, me chamou muito atenção quando a Delba apontou o número de transportes de pacientes para fora do município, de mais de 9 mil pessoas sendo transportadas. Contra fatos não há argumentos, sabemos que temos o que melhorar, mas é assim que vamos avançar: unidos, procurando os melhores caminhos, debatendo e dialogando com a população, para trazer sempre o melhor para cada cidadão”, disse.

“Agradeço a todos pela clareza desta audiência que se destina a informar como está sendo investido o dinheiro público na área da saúde e neste sentido, gostaria de mais uma vez, frisar que esta comissão sempre estará à disposição para auxiliar no andamento dos serviços que visam o bem comum”, finalizou o vereador presidente da Comissão de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura, Mazinho Batista.

Ainda estiveram presentes na audiência os vereadores, Cássio Reis, Janderson Barreto e Rildo Barcelos.