A secretaria municipal de Saúde de Quissamã foi convidada pelo Ministério da Saúde para participar da Oficina do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), realizada em Brasília na última semana. O convite foi feito através do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente (DAEVS).
A coordenadora de Planejamento, Delba Barros, representou Quissamã no evento, indicada pela secretária de Saúde Milena Viana. A oficina teve como objetivo promover o compartilhamento de experiências exitosas de execução, monitoramento e avaliação de práticas de vigilância em saúde de diversos municípios e estados. Foram debatidos 14 indicadores de relevância para o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente.
De acordo com a avaliação do DAEVS, Quissamã foi um dos 71 municípios brasileiros que demonstrou desempenho notável e avanços significativos na prestação de serviços de vigilância em saúde.
“As práticas apresentadas por municípios de diversos portes populacionais sinalizaram o empenho e compromisso dos trabalhadores e gestores do SUS com a saúde da população, demonstrando que o SUS se faz no território. As iniciativas de monitoramento e avaliação dos estados e de alguns municípios vêm contribuindo para o alcance dos indicadores do PQA-VS e, mais além, para o direcionamento das ações no território. Destaco como ponto de extrema relevância a Tecnologia da Informação para disseminação de dados e informações estratégicas de saúde nos três níveis de governo para a tomada de decisões”, afirmou Delba Barros.