Secretaria de Saúde alerta para cuidados e prevenção contra a dengue

Em Quissamã, a Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde, está priorizando o combate à dengue, ao sarampo e ao coronavírus. No caso da dengue, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde reforça que a prevenção é fundamental e os cuidados diários devem ser redobrados por parte da população.
De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos Chagas, o Ministério da Saúde prevê para o mês de março a epidemia de dengue pelo vírus tipo 02 em 11 estados do país, entre eles o Rio de Janeiro. “Tendo em vista esta previsão, voltamos a ressaltar a necessidade de intensificar as medidas de prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, chikungunya e zika. É de grande relevância que a população esteja atenta, verifique o quintal e interior das residências, pelo menos uma vez por semana, para identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito. Pois somente com o esforço conjunto da Prefeitura e da população conseguiremos manter a situação sob controle”, disse Leonardo.
O coordenador pontua ainda que só este ano foram realizadas 11.269 inspeções nos imoveis do município, com objetivo de orientar os moradores das medidas de controle do mosquito, eliminar criadouros e tratar reservatórios. Também foram feitas 16 ações de promoção e prevenção em saúde em locais que apresentam maior risco.
Entre as orientações para combate ao mosquito estão: descarte correto de garrafas pet e de vidro; manter os ralos com telas e vedados; deixar a tampa do vaso sanitário sempre fechado ou vedado com plástico; manter a piscina sempre limpa; lavar o coletor de água atrás da geladeira, pelo menos uma vez por semana, assim como as bandejas de ar condicionado; limpar e nivelar as calhas; guardar baldes e vasos de plantas vazios em local coberto e com a boca para baixo, guardar os brinquedos de crianças em local coberto.
“É importante também que a população receba sempre o agente de endemias em suas casas e siga suas recomendações”, frisou Leonardo, destacando ainda os principais sintomas da dengue: náuseas, vômito, manchas vermelhas no corpo, dores no corpo, na cabeça e em volta dos olhos. “Ao sentir esses sintomas, a população deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, e em caso de dúvidas pode fazer contato com o setor de Vigilância pelo telefone (22) 2768-2209 ou pelo e-mail vigilancia.quissama@gmail.com.