Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Secretaria de Saúde ajusta funcionamento das unidades por conta do coronavírus

A secretaria de Saúde de Quissamã, seguindo todos os protocolos sanitários e as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, adequou o funcionamento das unidades locais para prestar atendimento especializado no enfrentamento ao coronavírus. O primeiro passo foi a elaboração do Plano Municipal de Contingência, que direciona todas ações adotadas. Posteriormente, os profissionais foram capacitados para enfrentar a pandemia; houve a implantação de barreiras sanitárias nos acessos à cidade, com orientação, examinação e triagem; instalação do Disque Saúde, com ligação gratuita, onde o cidadão faz o chamado e uma equipe vai até a residência fazer o atendimento; além da criação do Centro de Tratamento Respiratório e a implementação do Hospital de Campanha. Confira como funciona o sistema de saúde para os atendimentos durante a pandemia do coronavírus. É importante manter o isolamento social, fazer a higienização das mãos com sabão e água corrente, ou álcool 70%, e utilizar máscaras para proteção individual.
Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus
O Hospital Municipal tem atendimento 24 horas. Por dia, cerca de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, atendentes, técnicos, guarda municipais, motoristas e setor administrativo, se revezam para manter o funcionamento da unidade, que está preparada e equipada para diagnosticar e iniciar os procedimentos para tratamento dos usuários. Uma estrutura chamada “Hospital de Campanha”, com 10 leitos de UTI, está em implantação e auxiliará nos casos mais graves do COVID-19. Os exames de emergência estão sendo realizados para os pacientes que estão internados. As cirurgias de emergência estão sendo realizadas normalmente.
Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas
Por conta da pandemia e seguindo os protocolos de saúde (Organização Mundial de Saúde – OMS – e autoridades brasileiras da área), as consultas ambulatoriais, com especialistas e exames eletivos (que não são de urgência), estão suspensas. As consultas e os exames serão remarcados pelas equipes de Saúde, e os pacientes serão comunicados. Somente o pré-natal de alto risco, vacinação, teste do pezinho, curativos especiais, emergência odontológica, e doenças raras, estão sendo realizados na unidade, às terças-feiras.
Unidade de Saúde da Família (USF)
Em nossas 10 Unidades de Saúde da Família, por toda a cidade, o funcionamento está acontecendo normalmente, de 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira. Estamos atendendo com a equipe completa, seguindo as orientações de higienização e de não aglomeração. Perto de sua casa sempre tem uma Unidade de Saúde.
Centro de Tratamento Respiratório (CTR)
Recém-implantado, o Centro de Triagem Respiratória (CTR) funciona 24 horas para atendimento dos pacientes sintomáticos respiratórios. Se você está sentindo algum sintoma, como tosse seca, febre e coriza, ligue Disque Saúde 0800 -095-1909. Uma equipe irá à sua residência para o atendimento e, se necessário, fazer o encaminhamento para o CTR.
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
O Centro de Atenção Psicossocial e o Ambulatório Mental estão funcionando no mesmo prédio, de 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, com fornecimento de receita médica para aos pacientes já atendidos pela unidade, e orientações pelo telefone (22) 2768-1294. Os casos que configuram riscos são imediatamente informados à coordenação de saúde mental e à direção do ambulatório, para receberem com visita domiciliar. Os pacientes que se encontram em vulnerabilidade social (Não têm algum familiar que possa auxiliar nos cuidados) recebem alimentação diariamente. As medicações estão sendo administradas com a enfermagem indo ao local para aqueles que necessitam, e os que o familiar pode apanhar, vão diretamente na farmácia da unidade. Pacientes do Ambulatório retiram suas receitas e seguem para a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF), para retirada dos medicamentos. Para auxiliar neste momento, onde o isolamento social é necessário, a Prefeitura criou o Disque Saúde Mental. A ligação é gratuita e um psicólogo faz o atendimento via telefone. O número é 0800 – 024- 3399. Aos finais de semana, as emergências psiquiatras são atendidas pelo Hospital Municipal, pelo número 192.
Unidade de Emergência de Barra do Furado
A unidade de Emergência está funcionando, normalmente, 24 horas. Uma equipe completa está preparada para atender as necessidades de saúde do bairro, além de contar com sala de estabilização, consultórios, leitos e ambulância para remoção rápida.

Galeria de Fotos