Secretaria de Obras faz reparos na rede de esgoto em Barra do Furado

Em tempos de crise, trabalho dobrado. Essa tem sido a tônica da equipe da secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo de Quissamã. Esta semana, as ações estão concentradas em Barra do Furado, com a substituição de manilhas na rua Carlos Lopes de Souza Júnior. No local, os constantes vazamentos de esgoto eram uma antiga reclamação dos moradores.
“Estamos trabalhando com servidores da secretaria e apesar do momento de dificuldade, em função da queda acentuada da arrecadação, buscamos respostas para as questões mais urgentes. A situação envolvendo o esgotamento sanitário é crítica em toda a cidade. Antes mesmo de assumir o cargo, a prefeita Fátima Pacheco atuou com afinco e conseguiu recuperar um convênio com a Funasa que já era dado como perdido”, relatou Marcelo.
A parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) prevê a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Praia-Penha, ampliação da ETE Piteiras, construção e ampliação da ETE Santa Catarina, com investimentos de, aproximadamente, R$ 8 milhões. A primeira parcela, de R$ 1,5 milhão, já foi liberada.
Tramita ainda na Funasa, projeto para esgotamento sanitário de Barra do Furado e Sítio Quissamã, e a melhoria da qualidade e quantidade no abastecimento de água em todo o município, este último orçado em mais de R$ 27 milhões.
No serviço em Barra do Furado, iniciado na segunda-feira (30), estão envolvidos bombeiros hidráulicos e calceteiros, com apoio de caminhão limpa fossa. Marcelo lembrou que a praia recebeu outras melhorias no primeiro mês de governo.
“Fizemos um mutirão de limpeza e procuramos organizar locais para o recebimento do lixo. É preciso que a população, de uma forma geral, colabore na manutenção evitando jogar dejetos e entulhos em locais impróprios. Também estamos recuperando alguns trechos do asfalto nas vias de acesso. Continuaremos empenhados para oferecer dias melhores para a nossa comunidade”, comentou o vice-prefeito, que responde pela secretaria de Obras.