Secretaria de Educação entrega EPIs a servidores

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e o secretário municipal de Educação, Robisson Serra, participaram, nesta quinta-feira (16), de encontros com as equipes de merendeiras e auxiliares de serviços gerais de todas as unidades da rede municipal de ensino. Os eventos foram realizados na Escola Professora Regina Celi Coelho, pela manhã e à tarde, para entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs) e orientação sobre a necessidade de uso dos mesmos.
“Realizamos um momento de formação para esses profissionais, que é uma iniciativa da secretaria de Educação, em parceria do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que nos proporcionou a presença de uma técnica em segurança do trabalho para orientar sobre o uso e esclarecer sobre a necessidade desses equipamentos no ambiente de trabalho”, esclareceu a assessora administrativa da Educação, Amanda Fragoso.
De acordo com a técnica de segurança Luisa Azevedo Viana, o objetivo dos encontros é alertar sobre a importância da utilização do equipamento de proteção individual aos servidores. “Nesse tempo de crise foi muito difícil adquirir esses materiais e, agora que conseguimos, o mais importante é que o servidor faça a utilização, prevenindo risco de acidentes e qualquer tipo de prejuízo ou agravo à saúde. Infelizmente, no dia a dia, estamos expostos aos riscos ambientais e de acidentes. Então, fazendo a utilização correta do EPI, vamos minimizar e, um dia, neutralizar esses riscos e evitar futuros problemas, permitindo a todos chegarmos seguros em casa”, frisou.
Para Robisson Serra, o kit de equipamentos é de extrema necessidade e vai ajudar na questão de segurança dos servidores e para as unidades. Por isso, pediu que os gestores estejam atentos ao uso desses equipamentos para garantir a correta utilização dos mesmos.
Fátima encerrou a reunião falando da importância das duas categorias para o bom funcionamento das unidades escolares e, por isso, da necessidade de todos estarem protegidos durante o desenvolvimento de suas atividades. “Hoje não fazemos somente a entrega de um pacote com equipamentos. Mas mostramos a valorização de vocês, servidores. E ainda, se o Ministério do Trabalho chegar e pegar um de vocês sem EPI, é multa. E multa pesada. Por isso, é necessário que cada um assuma a responsabilidade de utilizar e conservar esse material”. Encerrando, a prefeita e o secretário fizeram a entrega dos kits aos servidores.
O kit para merendeiras é composto por avental, bota de borracha, calça, calçado de segurança, luva de corte, luva de alta temperatura, luva nitrílica e óculos de segurança. Para os auxiliares de serviços gerais, o kit é basicamente igual, exceto pela ausência da luva de alta temperatura.