Secretaria de Cultura e Lazer leva Cantata e Auto de Natal à Barra do Furado

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Cultura e Lazer, levou na noite da última quarta-feira (22), a Cantata e o Auto de Natal para Barra do Furado. A programação faz parte do Natal Luz, Viver Quissamã. O Coral Sons e Acordes, fundado em 2008, foi responsável pela Cantata Natalina, enquanto os alunos da oficina de teatro do Centro Cultural Sobradinho, encenaram o Auto de Natal.
Iara Paula, professora e regente do coral, foi acompanhada pelo pianista Joel Bezerra, também professor no Sobradinho. O violinista e flautista, Cleison Ramos, ex-aluno da oficina, fez uma participação especial. Yasmin Leporace, Letícia Ribeiro e João Cândido, solistas, contaram com as vozes da comunidade, membros da Paróquia Nossa Senhora do Desterro e ex-alunos da oficina de música.
Na abertura, uma mensagem de fé em dias melhores e reflexão a respeito dos momentos que a Humanidade tem passado, por causa da pandemia, foi lida por Letícia Leporace, desejando um Natal de paz, amor e reflexão: “que possamos ressignificar os bons sentimentos”, finalizou. Em seguida, foram entoados cânticos natalinos, como “Bate o sino pequenino”, “Noite Feliz”, “Balada para qualquer Natal”, “Natal todo dia”, “Então é Natal”, dentre outras.
Logo após, foi a vez dos artistas se apresentarem no Auto de Natal, que emocionou com uma excelente reflexão sobre amor e inclusão. A peça de Natal, retratou os costumes da década de 50. Entre atores e bailarinas, 48 pessoas subiram ao palco para mostrarem tanto para as crianças, quanto para os adultos, o valor de ser uma boa pessoa, de ajudar ao próximo, de partilhar com aqueles que menos têm, de levar alegria aos que estão infelizes por algum motivo.
O auto de Natal contou a história do nascimento do menino Jesus com a inclusão de Daniel, um cadeirante. Ter empatia pelo próximo é um grande gesto de amor, que enobrece o ser humano e o torna cada vez melhor como pessoa. Na noite de Natal, o milagre aconteceu e Daniel começou a andar. E assim, o anjo que abençoou essa criança, seguiu seu caminho para ajudar outras pessoas. Afeto, ética e união: pilares de uma relação de respeito.
Kitiely Freitas, secretária de Cultura e Lazer, falou sobre a importância e a satisfação de proporcionar momentos de reflexão para as pessoas:
– Estamos chegando ao fim da temporada de eventos natalinos, mas muito felizes por termos oferecido aos moradores e turistas, noites iluminadas que levaram mensagens de amor, paz, empatia e compaixão, pois o verdadeiro significado do Natal é o nascimento do menino Jesus, que nos ensinou a amar o próximo como a nós mesmos.
ADIAMENTO – Em função da previsão do tempo, a Secretaria de Cultura e Lazer adiou o último evento da programação do Natal Luz – Viver Quissamã, que aconteceria nesta quinta-feira (23), às 19h, na Praça Brigadeiro José Caetano. O Auto de Natal será no dia 26, no mesmo local e horário.
– Convidamos a todos para prestigiarem essa encenação, que propõe uma reflexão sobre o que somos e sobre os nossos atos perante aos demais.