Secretaria de Assistência Social entrega à Comissão de Seleção os 844 cadastros do Juventude Ativa

A Prefeitura de Quissamã avança em mais uma etapa do Programa Juventude Ativa. Nesta terça-feira (1), a secretária de Assistência Social de Quissamã, Tânia Magalhães, entregou à comissão de avaliação os envelopes com a documentação dos 844 inscritos. O Juventude Ativa é um programa previsto em lei, elaborado pelo gabinete da prefeita Fátima Pacheco, e que vai auxiliar com um salário mínimo jovens em situação de vulnerabilidade na busca pelo primeiro emprego.
Neste momento inicial, serão contemplados 100 candidatos com faixa etária entre 18 e 23 anos, 11 meses e 29 dias, moradores de Quissamã há, pelo menos, três anos. A secretária detalha que a primeira fase foi a de inscrição e que, agora, com a entrega dos documentos à Comissão começa a seleção, segunda fase, que vai até 30 de junho.
– Estamos cumprindo rigorosamente com o calendário previsto. Agora, essa comissão composta por seis servidores de departamentos da Prefeitura (assistentes sociais, jurídico e Gabinete da Prefeita), além do Conselho Municipal da Juventude vai fazer a seleção. No dia 1º de julho, será publicada a lista com os 100 selecionados mais 50 do cadastro reserva para a instituição que vai ministrar os cursos – completou a secretária.
O objetivo do Juventude Ativa é proporcionar vivência, experiência de aprendizagem profissional, cultural e educacional, sendo uma ferramenta de auxílio na inserção no mercado de trabalho. O Programa será por Contrato de Trabalho Especial de Aprendizagem, com assinatura da Carteira de Trabalho, ao qual serão assegurados os direitos garantidos na Lei 10.097/2000 e demais dispositivos aplicáveis ao contrato de aprendizagem previstos na CLT.
Ainda em um período de pandemia da Covid-19, Quissamã se destaca pela rede de programas sociais. O Juventude Ativa se junta ao Jovem em Ação, Agente Mirim, PPD, PAI, Renda Mínima e Auxílio Moradia. O investimento é superior a R$ 1 milhão por mês, com quase 4 mil beneficiados.