Saúde vai até Você leva serviços ao Canto de Santo Antônio

O Programa Saúde vai até Você atendeu, nesta terça-feira (16), a comunidade do Canto de Santo Antônio. A ação contou com serviços de consulta médica, enfermagem, nutrição, avaliação antropométrica, dispensação de medicamentos prescritos pelo médico, vacinação contra a gripe, agendamento de consultas e exames solicitados pelos profissionais. Houve ainda de roda de conversa com temas relacionados à prevenção e promoção da saúde, distribuição de repelente, serviços com a Ouvidoria e atendimento direto com a secretária municipal de Saúde, Simone Flores.
A base foi montada na residência da senhora Maria do Carmo de Oliveira Pessanha, com o trabalho sendo desenvolvido pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) de Alto Grande, com a presença dos médicos José de Castro e Vinícius Ribeiro dos Santos. Implantado no município com a proposta de ampliar os serviços da rede e atender as pessoas que residem em áreas mais distantes e que, muitas vezes, têm dificuldades de se locomover até a unidade onde está cadastrada, o programa, promovido pela Prefeitura, por meio do Programa Estratégia Saúde da Família, vem garantindo atendimento aos munícipes e é apontado pela população como um dos melhores iniciativas da área da saúde pública.
“Fiquei feliz com o atendimento diferenciado aqui no bairro. É uma oportunidade que a gente tem para fazer tudo em um só lugar. Além de me consultar, saí com exame marcado, peguei meus remédios e aproveitei para tomar a vacina da gripe”, disse Iolete Magaldi de Oliveira.
Erivelto Hotz também aproveitou a oportunidade. “Esse programa só tem a somar com a saúde do município e para quem reside distante das unidades de saúde é um ganho muito grande”, pontuou.
Dona Maria do Carmo cedeu residência para a ação e elogiou o trabalho. “É uma iniciativa importante para todos nós e minha casa estará sempre de portas abertas para que o serviço possa ser oferecido. Esse contato direto com a população faz a diferença”, completou.
A secretária Simone Flores esteve presente e informou que o atendimento será oferecido mensalmente no bairro, inclusive com coleta de sangue. “Realizamos hoje a primeira edição do Saúde vai até Você no Canto de Santo Antônio. O SUS não é um sistema fechado ou só para a zona urbana. É um sistema feito para todos e tem que estar em todos os lugares. Com essa iniciativa já atendemos várias comunidades, como Visgueiro, Flexeiras, Praia de João Francisco, Machado e outras comunidades, levando essa assistência, além do Gabinete Itinerante da Saúde, onde ouvimos os problemas e queixas da população com relação aos serviços”, ressaltou.
Ao todo, foram 54 atendimentos e a próxima edição do programa no bairro está marcada para o dia 18 de junho. Antes, porém, no dia 21 de maio, haverá coleta de sangue na localidade.