Saúde vacina faixa etária de 18 a 49 anos em comunidade quilombola

A Prefeitura de Quissamã continua avançando com a campanha de vacinação contra a Covid-19 nos grupos prioritários, seguindo o Plano Nacional de Imunização. Nesta segunda-feira (12), a Secretaria de Saúde vacinou a faixa etária de 18 a 49 anos da comunidade quilombola do município. Anteriormente, o mesmo já havia sido realizado com os profissionais da saúde e os idosos.
A vacinação foi iniciada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Machadinha e passou por Bacurau, Sítio Santa Luzia, Mutum e Boa Vista. Em outra fase, a Prefeitura já tinha realizado a Imunização dos quilombolas de 50 anos e mais.
“Traçamos um planejamento para atender os grupos prioritários, como diz o Plano Nacional de Imunização. Conseguimos avançar com os idosos, profissionais de saúde e, agora, finalizar a imunização da população quilombola”, disse Natália Villaça, enfermeira do setor de imunização do município.
A importância da vacinação contra a Covid-19 foi compartilhada pela comunidade. “Ver os quilombolas no grupo prioritário é um marco na história. Uma emoção que nos deixa sem palavras”, disse Geovana Rodrigues.

Campanha em Quissamã

O planejamento da vacinação em Quissamã tem seguido as orientações do Plano Nacional de Imunizações. Na aplicação da segunda dose, no caso da Coronavc, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, o reforço é realizado entre 14 e 28 dias após a primeira dose. Já a Oxford/AstraZeneca tem uma janela de 90 dias entre as doses.
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, assinou adesão ao consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. Desde dezembro do ano passado, o município tem se planejado para comprar a vacina, quando foi assinado um termo de entendimento com o Butantan para adquirir 36 mil doses da Coronavc. Porém, o Ministério da Saúde ficou responsável por toda a distribuição do imunizante.