Saúde tem programação pelo Dia Mundial contra as Hepatites Virais

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde, realizará neste mês uma vasta programação de conscientização em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais – 28 de julho, em diversos espaços públicos do município. As atividades começaram nesta quarta-feira (11), com treinamento de Profilaxia Pós-Exposição (PEP) para a equipe de enfermagem do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, tendo como responsável a enfermeira Niara Ferreira, na recepção da maternidade, que terá prosseguimento na quinta-feira (12).
No dia 19, a partir das 7h, acontecerá uma palestra sobre as hepatites virais e a importância da vacinação como prevenção, para grupo de homens da secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, com a enfermeira Rosemeri Braga e o enfermeiro Júlio César do Espírito Santo Ribeiro, com o tema “Saúde do Homem e Trabalhador”, no Barracão da Prefeitura de Quissamã.
Ainda pela manhã, às 10h, ocorrerá uma sensibilização sobre acidente biológico para a equipe de enfermagem e limpeza do Centro de Saúde e Estratégia, com a enfermeira Rosemeri Braga, na sala de reunião do Centro de Saúde. No mesmo dia, haverá também uma palestra sobre as hepatites virais e a importância da vacinação como prevenção para trabalhadores da Empresa União Norte.
De 23 a 31 de julho, às 9h, terá sala de espera e testagem rápida para as hepatites virais em todas as Unidades de Saúde das localidades. No dia 25, às 10h, será a vez de uma roda de conversa reunindo a equipe de nível superior do município do hospital, com infectologista Marcus Vinícius Miranda, na recepção da maternidade ou internação.
No dia 26, haverá palestra sobre hepatites virais para o grupo do Programa Renda Mínima do CRAS, com a enfermeira Rosemeri Braga, às 8h e às 14h, no auditório da Prefeitura. No mesmo dia, das 8h às 17h, será montado um estande educativo no hall da sede do Executivo, das 8h às 17h, em parceria com coordenação de Ações Programáticas e da Estratégia de Saúde.
A programação prevê, ainda, nos dias 27 e 31 de julho, realização de roda de conversa, às 10h, com a equipe da Atenção Básica (agentes comunitários, técnicos de enfermagem e técnicos em Saúde Bucal), com as enfermeiras Rosemeri Braga e Suzana Pinheiro, no varandão do Centro de Saúde (Fisioterapia).
E para finlizar, nos dias 24 e 31 de julho, às 8h, acontecerá um aconselhamento em hepatites virais e oferta do teste para o grupo de ginástica da Fisioterapia, com a enfermeira Rosemeri Braga, no varandão do Centro de Saúde. E das 9h às 17h, ocorrerá a Campanha “Fique Sabendo” – Aconselhamento e testagem rápida para as hepatites B e C, no ambulatório do Centro de Saúde.