Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde tem programação em homenagem à mulher

Saúde tem programação em homenagem à mulher

A Coordenação de Saúde da Família preparou uma programação extensa de prevenção e promoção à saúde para comemorar o Dia Internacional da Mulher, com início nesta quarta-feira (8), data em que a homenagem acontece mundialmente. Distribuídas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), as atividades acontecerão até o dia 30 de março.
A programação inclui Sala de Espera com palestras sobre a saúde da mulher e autoestima, visitas itinerantes, atividades específicas para hipertensas e diabéticas e, oferta de Teste Rápido Diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatite – TRD.
“A Sala de Espera é o atendimento que fazemos enquanto os usuários estão esperando algum atendimento na Unidade, seja para médico, nutricionista, enfermeira, exames ou curativos. E comemorando a mulher, lembramos do empoderamento, das lutas e conquistas, mas também do que ainda falta avançar. Que a mulher precisa ter voz, buscar a unidade para promover saúde, buscando a vacinação, trazendo o filho e o marido e, também, vindo fazer seus próprios exames. Que ela precisa delegar tarefas em casa e ter tempo também para ela”, explicou a enfermeira e responsável pela Unidade de Saúde do Centro, Suzana Almeida Pinheiro.
Outra informação fornecida por ela é que o TRD está disponível todos os dias do ano, e pode ser feito em todas as USFs, exceto na de Machadinha. E, por isso, ela estará lá na quinta-feira(09) para atender à demanda dos moradores da localidade.
Para a nutricionista Aline Ferreira da Silva, é preciso ressaltar que ainda existe muito a fazer, principalmente no cuidado com a saúde, já que hoje a mulher trabalha, dirige e é independente, diferente de 50 anos atrás. Mas que ainda não tem tempo para coisas básicas como fazer o preventivo, controlar a pressão, e manter dieta saudável quando diabética. Segundo ela, é preciso aprender a ser gestora da família, orientando os filhos, assim como sempre foi feito com as filhas, a serem donos de casa, a serem pais e a cuidarem da saúde.
“Essa comemoração é em função da luta das mulheres ao longo dos anos. É uma luta permanente para garantir a igualdade de gênero, porque, mesmo quando tem mais escolaridade, quase sempre a mulher tem salário menor. Temos obtido muitas conquistas, como a Lei Maria da Penha, de 2007; a eleição da primeira presidenta em 2010; e, aqui em Quissamã, em 2016, a eleição de Fátima Pacheco, primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita. Mas ainda há muito a fazer, muita informação a passar e, por isso, temos essa programação para as mulheres nas USFs do município”, esclareceu a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família, Sheila Batista.
USF
Data/Hora
Atividade/Local
Beira Lagoa
Machadinha
08/03 – 13:30h
16/03 – 14h
Grupo de mulheres
Sala de Espera sobre Saúde da Mulher com oferta de TRD
Morro Alto
14/03 – 09h
14/03 – 14h
Sala de Espera sobre Saúde da Mulher com exclusividade de atendimento e oferta de TRD
Visita itinerante às mulheres da comunidade
Centro
08/03 – 14h
Sala de Espera sobre Saúde da Mulher com oferta de TRD
Carmo
30/03 – 14h
Sala de Espera sobre Saúde da Mulher com oferta de TRD
Santa Catarina
08/03 –09h
Sala de Espera da unidade com mulheres
Caxias
08/03 –14h
Sala de Espera sobre saúde da mulher
Mathias
08/03 – 08:30h
Sala de Espera com mulheres hipertensas e diabéticas
Barra do Furado
08/03 – 09h
Sala de Espera com o tema: Autoestima

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.