Saúde realiza testagem da covid-19 em Quissamã

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (20) uma nova fase da testagem da Covid-19. Nesta semana, a equipe vai realizar os testes no acampamento dos ciganos e também em Barra do Furado. Na terça e quarta-feira (21), a testagem será feita no acampamento dos ciganos. Na quinta e sexta, de 9h às 16h, será a vez dos moradores de Barra do Furado, na Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner.
“O diagnóstico precoce do vírus nos possibilita iniciar o tratamento imediato do paciente evitando o agravamento dos sintomas e também contribui para a adoção das medidas de isolamento impedindo assim a circulação do vírus e consequentemente a contaminação de outras pessoas”, explicou o Coordenador da Vigilância em Saúde, Leonardo Chagas.
Os testes avaliam a presença de dois tipos de anticorpos diferentes: IgG e IgM e o significado do teste depende de quais dessas proteínas foram identificadas. Desta forma, quando o resultado é positivo apenas para IgM, significa que a pessoa está ou esteve recentemente infectada. Já quando o resultado é positivo para IgG significa que a pessoa já entrou em contato com o vírus no passado.
Em casos de pacientes que testaram positivo, eles são encaminhados de imediato para o Centro de Triagem Respiratória (CTR) para início do tratamento. “E na quinta-feira (22), um médico estará na localidade para esclarecer dúvidas e orientar as pessoas que já tiveram contato com o vírus”, disse a coordenadora do CTR Daiana Chagas.