Saúde realiza Audiência Pública na Câmara Municipal

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta quarta-feira (24), no plenário da Câmara Municipal, a Audiência Pública para demonstração e avaliação de investimentos do terceiro quadrimestre de 2020. No encontro foram apresentadas as receitas e despesas, investimentos, além de esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos vereadores. Dos dados apresentados, os destaques ficaram para as duas maiores áreas que receberam investimentos no período: o setor de atenção especializada e ambulatorial, que implica no funcionamento do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ), o Centro de Triagem Respiratória (CTR), Ambulatório de Saúde Mental, e Centro de Especialidades; e a Atenção Básica.
“Atendendo a uma normativa legal, apresentamos a prestação de contas do terceiro quadrimestre referente ao ano de 2020 à população na Câmara Municipal. As audiências Públicas acontecem de forma rotineira nos meses de fevereiro, maio e setembro. Contamos com a presença de populares, de conselheiros de saúde, e coordenadores de gerentes de programas de Saúde, além dos vereadores, que puderam ter as suas dúvidas sanadas referentes aos números apresentados”, disse a coordenadora de Planejamento em Saúde, Delba Barros.
No primeiro momento foram apresentadas as receitas e despesas referentes ao terceiro quadrimestre de 2020, apontando o quanto de recursos dos governos estadual e federal foram recebidos no período, e o quanto foi injetado pelo governo municipal na pasta da Saúde. Na segunda parte da apresentação foram mostradas as auditorias realizadas no período. E finalizando, foi apresentada a oferta dos serviços, tanto na rede própria de saúde, quanto na rede conveniada contratada, que compreende em serviços não oferecidos dentro município, principalmente, sendo encaminhados para atendimentos no Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes e Macaé.
A apresentação contou ainda com um momento de abordagem sobre os destaques do período, como é o caso dos trabalhos de Quissamã que foram publicados em dois livros de grande importância: o primeiro do Centro Brasileiro de Estudos de saúde (CEBES), da FioCruz; e a outra publicação foi no livro da Secretaria Estadual de Saúde, além da representação do Estado do Rio de Janeiro como trabalho de destaque no enfrentamento das ações da Covid-19, em uma live nacional.