Saúde realiza audiência com transmissão pela internet

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (26) a audiência pública referente ao primeiro quadrimestre de 2020. Por conta das restrições da pandemia do coronavírus, a prestação de contas foi transmitida, ao vivo, pela internet, na página da Prefeitura no facebook.
A audiência foi apresentada pela coordenadora de Planejamento em Saúde, Dra. Delba Barros, e também contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Vítor Arquejada; e do presidente do Fundo Municipal de Saúde, Marcos Leotério.
“Esta foi a primeira vez que fizemos uma Audiência Pública de forma virtual, em função da recomendação do isolamento social, da Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), para evitar aglomeração e a propagação do vírus. Esta pandemia tem nos desafiado a reorganizar o processo de trabalho, em todas as áreas, de modo a cumprirmos a nossa missão, e estarmos mais perto das pessoas. Hoje estivemos, mesmo que virtualmente, próximo de muitas pessoas para apresentar a prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020, da secretaria municipal de Saúde. Avaliamos positivamente esta audiência pública, sobre tudo porque nos permitiu cumprir com as determinações legais, e nos possibilitou um diálogo. Foi uma apresentação daquilo que foi realizado no período de janeiro a abril deste ano”, disse Delba Barros.
A audiência pública atende à legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de dar publicidade sobre a destinação dos recursos da Saúde, detalhando a produção. Na ocasião, foram detalhadas as receitas e despesas realizadas no quadrimestre, com destaque, entre outras questões, para o montante e fontes dos recursos aplicados em Saúde, procedimentos na rede própria, atendimentos médicos especializados no Centro de Saúde, internações realizadas no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, movimentação de ambulâncias, produção das equipes da Estratégia Saúde da Família, ações do Programa Saúde vai até Você, detalhamento das atividades de Educação em Saúde e Mobilização Comunitária, além da aplicação das verbas recebidas para o combate do Covid-19.