Saúde realiza atividades sobre a Primeira Semana Integral da Criança

Para orientar mães de bebês recém-nascidos sobre os devidos procedimentos da primeira semana da criança, foi realizada, na terça-feira (10), uma sala de espera, no Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas, sobre este assunto. As atividades foram ministradas pela coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente – Triagem Neonatal, Rosemary Braga.
Rosemarary destacou que, na ocasião, as mães também compartilharam experiências sobre o banho do bebê, cuidados com o coto umbilical e os desafios da amamentação. “É uma atividade muito importante, pois mesmo abordando estes temas nas consultas e nos grupos de gestantes nas Unidade de Saúde da Família, a dificuldade aparece com a rotina após o parto. Nas visitas de puerpério, mais uma vez, abordamos estes cuidados com o bebê, mas todo acolhimento nesta primeira semana é primordial”, enfatizou.
A coordenadora acrescentou que nesta primeira semana são realizados os primeiros procedimentos nos bebês do município, como o teste do pezinho, do olhinho e da orelhinha, além da vacinação e orientações sobre amamentação.
“O mais importante foi reunir as mulheres que compartilharam suas dificuldades, com essa troca de experiências, enquanto aguardavam atendimento para seus bebês”, ressaltou Rosemary Braga, explicando que após parto, as mães já saem do Hospital Municipal com os encaminhamentos para a realização de todos os primeiros procedimentos.