Saúde realiza ações voltadas para saúde do homem durante o mês de novembro

A campanha Novembro Azul é dedicada aos cuidados com a saúde do homem, e prevenção do Diabetes, e neste ano, contou com uma vasta programação incluindo palestras, roda de conversa, aferição de pressão arterial, teste de Glicemia, e ação de saúde em vários pontos da cidade. A ação é promovida pelo Programa de Atenção à Saúde do Homem, em conjunto com as ações do Programa de Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes. Nesta quinta-feira (26), a ação foi realizada no Hall da Prefeitura; no Horto Municipal, onde os funcionários receberem as orientações, em uma parceria com os profissionais da USF de Alto Grande; e no Terminal Rodoviário de Caxias. As atividades vão até o dia 30 de novembro em todas os PSF´s do município. O objetivo é conscientizar o público masculino da importância de consultas periódicas e os cuidados com a saúde.
“Todas as Unidades de Saúde estão realizando os testes Glicêmicos, até o dia 30 de novembro, em decorrência do Dia mundial do Diabetes. As atividades têm acontecido nas USF´s, e no Centro de Especialidades. Além dos testes, temos feito palestras sobre a importância da alimentação na prevenção e tratamento do Câncer e Diabetes. É importante que as pessoas que queiram participar da campanha procurem a Unidade de Saúde perto da sua casa, ou o hall da Prefeitura de Quissamã, falou Sara Santos, Coordenadora de Ações Programáticas.
“Temos abordado a prevenção do Câncer de Próstata, boca e Pênis, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Na prevenção ao Diabetes, foi realizado a aferição de glicemia capilar, avaliação de Índice de Massa Corporal (I.M.C.), além de orientações quanto a alimentação saudável. Na oportunidade, fizemos a distribuição de kit de higiene bucal, abordando a prevenção do Câncer,” disse Julio César Espírito Santo Ribeiro, coordenador do Programa de Atenção à Saúde do Homem.