Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde realiza ações de conscientização sobre a hanseníase

Saúde realiza ações de conscientização sobre a hanseníase

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde, segue com as ações de conscientização, prevenção e luta contra a hanseníase, em alusão ao ‘Janeiro Roxo”. Nesta sexta-feira (24), a programação aconteceu no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, e contou com a realização de exames da pele para avaliação da doença, com o dermatologista Thiago Bellot; palpação dos nervos periféricos, com a fisioterapeuta Maria Clara Longhi; e sala de espera com assistentes sociais com a abordagem sobre a doença.
A coordenadora do Programa de Hanseníase do município, Ruth Méia Nunes, reforça que o Dia Mundial da Luta contra a doença acontece em 27 de janeiro e destaca a relevância do diagnóstico precoce. “A hanseníase é uma doença de pele, que atinge os nervos periféricos, e que se não tratada pode levar à incapacidade física irreversível. No entanto, é uma doença que tem cura, por isso o diagnóstico precoce é fundamental, pois até cinco manchas, a doença não é transmissível”, ressalta a coordenadora, reforçando ainda a importância pela busca dos serviços de saúde.
Alguns dos principais sinais da doença são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, principalmente com perda de sensibilidade, em qualquer parte do corpo. Essas manchas não coçam, não permitem a sudorese local e, algumas vezes, perdem os pelos. A doença apresenta dois estágios, um caracterizado como paucibacilar, não transmissível; e o multibacilar (forma mais grave), transmissível, caracterizado por mais de cinco manchas. Já o tratamento dura, em média, de seis meses a um ano.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.