Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde realiza ação de conscientização sobre o Câncer

Saúde realiza ação de conscientização sobre o Câncer

Sob o tema ‘Nós podemos. Eu posso’, a secretaria de Saúde de Quissamã, através de suas coordenadorias, desenvolveu na manhã de segunda-feira (5) na recepção da sede administrativa do Governo uma ação de conscientização, com apresentação de vídeo e alerta sobre o câncer, que é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento celular desordenado, ou seja, maligno.
A equipe foi, no mesmo dia, ao CMEI Manoel Ribeiro, onde conversou com as mães e pais presentes na reunião de início de ano letivo, já que muitas vezes o câncer infantil não é diagnosticado no início, apresentando sintomas que muitas vezes podem ser confundidos com doenças normais da infância, como febre sem diagnóstico preciso, dores pelo corpo, íngua pelo corpo e palidez.
O trabalho foi desenvolvido por conta do Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, que aconteceu no domingo (4), e que vem trabalhando o tema há alguns anos, buscando acabar com o tabu que sempre foi ligado à doença, o que causa desconhecimento sobre a prevenção aos diversos tipos de câncer.
“Trabalhando com o tema ‘Nós podemos. Eu posso’ todos podem falar sobre a doença e tomar conhecimento e consciência que pode significar a descoberta precoce, aumentando as chances de sobrevivência em muitos dos casos. Isso porque as pessoas não falam sobre essa doença e isso, muitas vezes, leva a um diagnóstico tardio”, explicou a enfermeira e coordenadora de Saúde do Idoso, Sheila Batista. Com ela atuam a enfermeira e coordenadora de Saúde da Criança e Adolescente, Rosemery Braga e Araquém Avenia.

12 regras ‘de ouro’ na prevenção contra o câncer, informadas pelo INCA:
1. Não fume: 30% de todos os cânceres estão relacionados ao consumo de tabaco.
2. Consumo moderado de álcool: a única bebida essencial para o corpo é a água.
3. Siga uma dieta saudável e equilibrada: Coma frutas e legumes regularmente. Evite bebidas açucaradas, conservas, alimentos ricos em sal, além da gordura da carne vermelha.
4. Praticar atividade física moderada todos os dias.
5. Manter um peso corporal saudável: obesidade e ingestão de gordura elevada são fatores de risco importantes a serem evitados
6. Não use bronzeamento artificial: desta forma, você pode reduzir o risco de melanoma e outros tipos de câncer de pele.
7. Proteja-se contra doenças sexualmente transmissíveis: use sempre preservativos durante a relação sexual.
8. Evite o uso de substâncias dopantes: os esteroides anabolizantes elevam o risco de tumores, especialmente no fígado, próstata e nos rins.
9. Participe de programas de vacinação e leve os seus filhos, principalmente quando for prevenção de hepatite B e d papilomavírus (HPV).
10. A amamentação reduz o risco de câncer: se puder, alimente seu bebê.
11. Cuidado! A terapia de reposição hormonal pós-menopausa pode aumentar o risco de câncer.
12. Participe de programas de triagem para diagnóstico precoce de câncer colorretal, de mama e tumores do colo uterino.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.