Saúde prossegue com ações do Outubro Rosa

Em outubro, mês da Campanha Nacional de Conscientização e Prevenção contra o Câncer de Mama e do Colo de Útero, diversas atividades estão sendo realizadas em Quissamã para abordar o assunto. Nesta quarta-feira (16), aconteceu sala de espera com o tema “A importância da Campanha Outubro Rosa”, na recepção da maternidade do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus e coleta de citopatológico de colo de útero e exame das mamas para as profissionais da unidade.
A programação do Outubro Rosa inclui atividades no Centro de Saúde Benedito Pinto Chagas, nas Unidades de Saúde da Família; no Programa Saúde vai Até Você, nas localidades de Canto de Santo Antônio, Santa Luzia, Praia de João Francisco e Flexeiras; no Hospital Municipal; no Centro de Referência de Assistência Social de Barra do Furado, e no Centro Cultural Sobradinho, onde haverá abordagem sobre Sífilis Congênita para mulheres assistidas no Centro Especializado de Atendimento a Mulher (Ceam), no próximo dia 31.
Na terça-feira (15), uma das atividades aconteceu na Unidade de Saúde do Centro e no Hospital Municipal, com exames preventivos, e pedidos de mamografia. “A ação no hospital foi uma parceria com a Estratégia Saúde da Família (ESF), e na ocasião foram realizados atendimentos às funcionárias com a atividade “Cuidando de quem cuida”, explicou a coordenadora da ESF, Milena Viana, destacando a importância dos cuidados e prevenção ao câncer de mama, tais como diagnóstico precoce.
“É de grande relevância ficarmos atentos a qualquer mudança em nosso corpo, como aparecimento de caroços (nódulos), alterações no bico do peito, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço, e à saída espontânea de líquido dos mamilos”, reforçou Milena.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. No Brasil, vem depois do câncer de pele não melanoma e responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.