Saúde promove ações no Dia Mundial Sem Tabaco

A secretaria de Saúde de Quissamã realizou diversas ações, ao longo do mês, para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, e que é lembrado em 31 de maio. Nesta sexta-feira, serão realizadas Rodas de Conversa em várias Unidades de Saúde da Família do município.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal. Neste ano a OMS definiu o tema “Tabaco e saúde pulmonar” para ser trabalhado para aumentar a conscientização sobre impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e enfisema).
“Os usuários do tabaco devem procurar as Unidades de Saúde da Família (USF) ou o Centro de Saúde para tratamento, que tem uma abordagem em grupo ou individual. Para apoio ao tratamento são usados adesivos de nicotina e medicamentos para ansiedade e também oferecidas práticas integrativas, como acupuntura e Auriculoterapia, que também ajuda a diminuir a ansiedade”, informou a responsável técnica do Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo, enfermeira Sheila Batista.
Entre as ações já desenvolvidas estão Sala de Espera ‘Ações de Prevenção no Controle do Tabagismo’, no Centro de Saúde; orientação sobre tabagismo, hábitos saudáveis, verificação de pressão arterial; orientação sobre vacinação aos grupos específicos da gripe, na praça da rodoviária; prevenção e controle do tabagismo e uso racional de plantas medicinais, no ‘Saúde vai até você’, no Imbiú; dia sem tabaco e de incentivo da prática da atividade física como apoio na cessação do tabaco, em Machadinha; Prevenção e Controle do Tabagismo, no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus.
Encerrando as atividades da programação, nesta sexta-feira (31), acontecerão Rodas de Conversa na USF do Carmo, às 7h30; no Matias, Barra do Furado e Morro Alto, às 8h30; e no Centro e em Santa Catarina, às 8h30 e 14h30.