Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Saúde promove a ‘Semana Aedes Zero’

Com o objetivo de sensibilizar a população para o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, Chikungunya e Zica, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde realiza, entre os dias 14 e 25 de janeiro, a ‘Semana Aedes Zero’. Isso por ser o verão uma época quente e úmida, mais propícia ao desenvolvimento do mosquito.
A proposta leva em conta a localização geográfica do município, entre Macaé e Campos dos Goytacazes, que apresentam registro acima do normal no número de casos de Chikungunya e o alto fluxo de pessoas entre os mesmos, o que facilita a circulação do vírus e pode causar aumento significativo no número de casos em Quissamã.
É a continuidade de trabalho já iniciado na primeira semana de dezembro de 2018, que visa conscientizar a população sobre a importância de sua participação nessa luta de controle ao Aedes. Para tanto é feita a orientação quanto às formas de prevenir a proliferação, com a eliminação de criadouros para prevenção de proliferação, envolvendo a sociedade civil organizada nas ações de combate.
As atividades acontecerão das 9 h às 13:30 h, contando com distribuição de material educativo, jogos educativos, exposição de larvas do Aedes aegypti, oficina de pintura com criação de material educativo, caminhada pelas ruas dos bairros com carro de som divulgando músicas com informações sobre o combate e, ainda, distribuição do DVD ‘Conhecendo os mosquitos Aedes transmissores de arbovírus’ às escolas do município. A exceção é a ‘Blitz Aedes Zero’, que acontecerá das 16 h às 17:30h, no Pórtico de entrada da cidade. A programação está assim definida nas localidades:
14 (segunda-feira) – Praça Brigadeiro José Caetano
15 (terça-feira) – Praça de Barra do Furado
16 (quarta-feira) – Praça de Piteira
17 (quinta-feira) – Praça da Caxias
18 (sexta-feira) – Blitz Aedes Zero – Pórtico da Cidade
21 (segunda-feira) – Praia de João Francisco
22 (terça-feira) – Praça de Santa Catarina
23 (quarta-feira) – Praça do Matias
24 (quinta-feira) – Praça do Canto
25 (sexta-feira) – Sítio Quissamã

Galeria de Fotos