Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde presta contas em audiência pública

Saúde presta contas em audiência pública

A secretaria de Saúde de Quissamã realizou, na tarde desta quinta-feira (27), uma audiência pública de prestação de contas, referente ao 3º quadrimestre de 2019, correspondente ao período de 1º de setembro a 31 de dezembro. A atividade, apresentada pela secretária de Saúde, Simone Flores, aconteceu no plenário da Câmara Municipal, foi aberta à população e contou com a participação do vereador José Borba, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo.
A audiência atende à legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de dar publicidade sobre a destinação dos recursos da Saúde, detalhando a produção. Na ocasião, foi feita a prestação de contas sobre as receitas e despesas realizadas no quadrimestre. Foram apresentados números referentes a quantidade de consultas, exames e demais procedimentos que foram disponibilizados, entre tantas outras ações realizadas no quadrimestre.
“Fechamos o ano de forma positiva e conseguimos bater todos os indicadores que planejamos. É importante destacar que o município de Quissama faz sua audiência quadrimestral e apresenta os avanços obtidos na Saúde, mostrando que está atingindo os indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde e conseguindo levar saúde de qualidade para todo o município, com o desempenho do Programa Saúde vai até Você. Por meio desse programa, conseguimos aumentar o número de consultas médicas nas Unidades de Saúde da Família, atendendo principalmente as regiões mais afastadas das USFs. Outro ponto a destacar é o empenho da odontologia, onde município avançou muito no tratamento de canal e endodontia, com serviços oferecidos no Centro de Saúde e na Unidade de Saúde de Santa Catarina, e assim Quissama vai demonstrando que a saúde tem que chegar a todo o município, de forma igual”, ressaltou a secretária Simone Flores.
Na pauta, entre os pontos apresentados, números referentes à distribuição orçamentária, aos atendimentos médicos e pediátricos nas Unidades de Saúde da Família (USFs), capacitação dos profissionais, atendimentos com médicos especialistas, atendimentos de emergências no Hospital Municipal, números de pacientes encaminhados para outras unidades para exames e ou acompanhamento específicos, com predominância para hospitais do Rio de Janeiro; total de pacientes de hemodiálise no município, internação por especialidades (maior incidência obstetrícia), sendo que, no geral, houve diminuição no volume de internação no Hospital Municipal; percentual de exames laboratoriais, total de procedimentos odontológicos; destaque para o Programa Saúde vai até Você, que atua levando os serviços de saúde para as localidades mais distantes, promovendo o acesso aos serviços.
Durante a apresentação, Simone Flores reforçou sobre prioridades da pasta. “Temos três preocupações atuais e que estão entre nossas prioridades. Estamos atentos ao combate à dengue, ao sarampo e ao coronavírus”, completou a secretária, lembrando ainda que a apresentação quadrimestral ocorre em formato de audiência pública com a participação efetiva do Conselho Municipal de Saúde.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.