Saúde participa de evento aberto à comunidade no Cenecista

A secretaria de Saúde de Quissamã marcou presença no CNEC Cidadania, realizado nesta quinta-feira (15). O evento, promovido pelo Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, teve a proposta de mobilizar a comunidade para dentro da escola e atender a Agenda Mundial de Sustentabilidade. Durante a ação, a comunidade escolar e visitantes conheceram alguns serviços oferecidos pelo município, entre eles Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, Projeto Farmácia Viva, serviços da Odontologia, e também do Programa Saúde da Criança e do Adolescente.
“Foi gratificante participar do evento e contribuir com os alunos e todos que prestigiaram as atividades. O objetivo da Vigilância em Saúde foi expor as atividades desenvolvidas pelo setor e conscientizar os presentes sobre os cuidados que devemos ter com a saúde pública, Já a Vigilância Sanitária abordou os cuidados que se deve ter na aquisição de produtos em geral, como verificar prazo de validade, tabela nutricional, entre outras questões”, explicou Leonardo Chagas, coordenador da Vigilância em Saúde.
“Essas parcerias são importantes e a secretaria de Saúde se fez presente no evento com diversas ações. Uma das atividades foi a palestra com Sara Barcelos, nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com abordagem sobre alimentação saudável, e tivemos ainda teste rápido de hepatites B e C para pais e professores”, disse Milena Viana, coordenadora da Estratégia Saúde da Família.
Pelo Programa Saúde da Criança e Adolescente foi realizada distribuição de cartilhas aos pais e profissionais com assuntos diversos, entre eles álcool e drogas, pedofilia e alimentação saudável. A atividade foi acompanhada pela responsável técnica do Programa, Flávia Souza Batista.
Já pela equipe da Odontologia, com a presença do dentista Silmar da Silva, a atividade contou com ação de escovação e flúor, distribuição de kits de higiene bucal, abordagem sobre a importância da saúde bucal e distribuição de folhetos sobre câncer de boca.
O Projeto Farmácia Viva, desenvolvido no município em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, contou com a participação da enfermeira Sheila Batista, que levou informações à comunidade escolar sobre a importância das plantas medicinais, entre elas açafrão, erva baleeira, sabugueiro, couve, tanchagem, salsinha, babosa, aroeira, erva cidreira e capim limão. A ação contou com a distribuição de mudas. Outros assuntos abordados na programação foram hanseníase, tuberculose e planejamento familiar.
A diretora da Colégio Cenecista, Vânia Cêia, explica que o evento estimulou o cumprimento dos 17 objetivos de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e representou a participação na campanha #VidaQueQueremos, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. “A atividade é realizada há quatro anos pela rede CNEC, também com o intuito de homenagear os alunos pelo Dia do Estudante, ocorrido em 11 de agosto. Foi gratificante essa parceria com a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde. Ficamos honrados com o envolvimento da pasta no nosso evento. Foi uma atividade aberta à comunidade e tivemos o prazer de receber alunos das redes municipal e estadual”, completou Vânia.