Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Saúde Mental realiza encontro de orientação

Atenta às necessidades de grupos específicos da população, a secretaria de Saúde, por meio do Programa de Saúde Mental, realizou, na tarde desta terça-feira (17), mais um encontro do Grupo de Orientação de Pais e Responsáveis do Ambulatório de Saúde Mental. O evento aconteceu no Cinema do Centro Cultural Sobradinho, sob a supervisão da psicóloga Fabiana Marins. A discussão sobre temas como depressão e suicídio, trabalhados durante o ano todo, está sendo intensificada neste mês, durante a Campanha do Setembro Amarelo.
O grupo de orientação é uma ferramenta de triagem e assistência, que oferece suporte terapêutico para os pais de crianças e adolescentes, que são encaminhadas para o Ambulatório de Saúde Mental. Nos encontros, as ações são desenvolvidas a partir das queixas trazidas pelos adultos, para avaliação e conduta dos filhos.
“O grupo existe desde 2012, como ferramenta na saúde mental, porém foi a partir de 2018 que o número de responsáveis, entre pai, mãe, avós e tios, aumentou. E acreditamos que isso se deve ao fortalecimento das ações da rede, que inclui saúde, educação e assistência, o que vem promovendo a compreensão sobre a importância de se trabalhar as famílias num processo de psico educação, com promoção e prevenção à saúde”, informou Fabiana.
Os encontros acontecem no Sobradinho, duas vezes no mês, às 8h e às 15h30, com duração média de uma hora cada. Do último, participaram 60 pessoas. Segundo a psicóloga, é crescente a quantidade do público, na faixa etária entre 14 e 21 anos no município, ou seja, adolescentes e jovens adultos, que tentam suicídio. Por isso, se focam nos sinais que demonstram que o indivíduo possa estar com pensamentos e até planejamento do suicídio, porque o trabalho é baseado na prevenção.
A programação do Setembro Amarelo inclui, nesta quarta-feira (18), uma caminhada e panfletagem com alunos do Colégio Cenecista Nossa senhora do Desterro (CNEC), com a participação do coordenador de Saúde Mental, Danilo Melchiades e da psicóloga Fabiana Marins. Na quinta-feira (19), às 10h, acontece roda de conversa com Carol Terra, no CNEC; e, a partir das 14h, roda de conversa no com o médico psiquiatra Ilton Castro e Carol Terra com participantes do ‘Jovens em Ação’, no auditório da Prefeitura, com apresentação de esquete por Carol Moura. Na sexta-feira (20), a partir das 9h, acontece a mesma programação da quinta à tarde, só que com alunos do Ciep Dr. Amílcar Pereira da Silva.

Galeria de Fotos