Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde Mental e Estratégia Saúde da Família debatem sofrimento psíquico

Saúde Mental e Estratégia Saúde da Família debatem sofrimento psíquico

Dentro da campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção ao suicídio, o coordenador do Programa Saúde Mental, Danilo Melchiades, se reuniu com os médicos e a coordenadora da Estratégia Saúde da Família (ESF), Milena Viana, para debater questões sensíveis ao sofrimento psíquico. O encontro aconteceu nessa quinta-feira (02), na sede da ESF de Matias.
A reunião teve como tema principal a prescrição racional de psicotrópicos – pactuados por municípios, estados e União – que otimizam o cuidado e reduzem os custos para a gestão. Também foi abordada a importância da ampliação do trabalho junto às equipes da atenção básica, para a criação de um Projeto Terapêutico Singular para cada pessoa, levando em conta os contextos social, cultural e econômico.
Também foram abordados os casos acompanhados no município, o encaminhamento para o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e o regresso de pacientes em condições de voltar para o atendimento nas USF’s.
Danilo Melchiades destacou a importância dos profissionais estarem juntos, atuando em consonância com o bem-estar do paciente. “Esse primeiro acolhimento nas unidades é de suma importância para que eles se sintam mais seguros. É um momento de descoberta para muitos e a grande maioria não sabe lidar com essa confusão mental. Por isso, a empatia torna-se fundamental nessa hora” disse o coordenador do Programa Saúde Mental.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem uma cartilha com recomendações para a prevenção do suicídio. Nela, são apontadas 15 causas frequentes que influenciam na retirada da própria vida, como o uso de álcool e drogas, perda ou luto e outros transtornos mentais, como a esquizofrenia. Os casos são executados por pessoas com depressão, independente de sexo, faixa etária ou qualquer outra característica.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.