Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde inicia vacinação contra o sarampo

Saúde inicia vacinação contra o sarampo

Acompanhando o cronograma definido pelos governos federal e estadual, a secretaria de Saúde de Quissamã iniciou, nesta segunda-feira (7), a campanha de vacinação contra o sarampo, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro de Saúde. Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o foco será nas crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Já de 18 a 30 de novembro será a vez dos jovens não vacinados, com idade entre 20 e 29 anos. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.
A vacinação contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar à morte. Por isso, o governo federal, em parceria com os estados e municípios, está unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), a maior preocupação está nos menores de 5 anos.
“A vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde. Pais, responsáveis e avós devem checar a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor. Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, frisou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.