Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde inicia nova campanha de vacinação contra o sarampo

Saúde inicia nova campanha de vacinação contra o sarampo

A secretaria de Saúde de Quissamã, seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, iniciou nesta segunda-feira (13) a Campanha “RJ contra o Sarampo” para pessoas com idade entre seis meses e 49 anos. A vacinação vai acontecer em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), de 8h às 11h30, e de 13h30 às 16h30; e no Centro de Saúde, das 8h às 12h, e das 14h às17h, mediante a apresentação da caderneta de vacinação.
Em 2019, Quissamã imunizou cerca de 96% do público-alvo. O Ministério da Saúde reforça que todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro estão abastecidos da vacina que previne a doença e a orientação é para que as pessoas procurem a unidade mais próxima para vacinação, pois a imunização é a única forma de prevenção.
A expectativa do governo federal é que, este ano, ocorram no Estado mais de 10 mil casos da virose, que, em 2016, estava erradicada no Brasil.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, sendo transmitida por meio da fala, tosse e espirro. Ainda de acordo com informações, a pessoa com a doença pode apresentar mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite.
Ainda segundo orientações do Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada a pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas e gestantes. Crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Já alérgicos a proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.