Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde inicia ações de prevenção contra a sífilis congênita

Saúde inicia ações de prevenção contra a sífilis congênita

A secretaria de Saúde de Quissamã, por meio da Coordenação IST/Aids e Hepatites Virais, vai realizar neste mês diversas atividades de prevenção à sífilis congênita. A iniciativa, que tem como objetivo lembrar às pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento, começou na segunda-feira (7), com o “Fique Sabendo Sobre Sífilis”, no Ginásio Poliesportivo.
“Realizaremos diversas ações durante o mês de outubro, com a proposta de conscientizar a população quanto a importância da realização do teste, uma vez que o indivíduo pode ter a doença e não saber. Além disso, é fundamental enfatizar a necessidade do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis na gestante durante o pré-natal para prevenir a sífilis congênita, aquela transmitida da mãe para o filho”, disse Rosimeri Braga de Assis Pessanha, coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, pontuando ainda que as atividades visam alertar a população para a gravidade da doença, formas de prevenção e tratamento. “A campanha também aproveita para divulgar a disponibilidade dos testes em todas as Unidades de Saúde da Família e o pré-natal do parceiro, onde inclui a testagem rápida para as hepatites, HIV e sífilis”, completou.
A sífilis é uma doença infecto-contagiosa, sistêmica, de evolução crônica, com manifestações cutâneas temporárias, provocadas por uma espiroqueta. A evolução da doença é dividida em recente e tardia. A transmissão da sífilis adquirida é sexual e na área gênito-anal, na quase totalidade dos casos. Na sífilis congênita, há infecção fetal via hematogênica, em geral a partir do quarto mês de gravidez.
As próximas ações na cidade irão acontecer nos dias 14, 21 e 28 de outubro, com o “Fique Sabendo sobre Sífilis” no campeonato de futsal, no Ginásio Polioesportivo, a partir das 19h; dia 15 – Atividade educativa sobre sífilis congênita no hospital, às 14h; dia 18 – Fique Sabendo sobre Sífilis no Centro de Saúde, das 8h30 às 16h30; dia 22 – Fique Sabendo sobre Sífilis em todas as unidades das 8h30 às 16h30; e no dia 31 – Palestra sobre sífilis congênita para o grupo do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), manhã e tarde, no Sobradinho, e curso de capacitação em abordagem sindrômica para enfermeiros da Atenção Básica.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.