Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde incentiva alimentação saudável e cultivo de horta domiciliar

Saúde incentiva alimentação saudável e cultivo de horta domiciliar

Incentivar a alimentação saudável. Esse é um dos objetivos da secretaria de Saúde de Quissamã, com a participação da Estratégia de Saúde da Família. Com a proposta de auxiliar os munícipes a adotarem bons hábitos alimentares, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram, durante o mês de junho, diversas atividades com essa finalidade. Encerrando a programação, uma ação ocorreu esta semana na Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, com a equipe da Unidade de Saúde do Centro.
Na oportunidade, profissionais abordaram a importância da horta domiciliar e o cultivo de plantas medicinais. A atividade fez parte das ações realizadas com o grupo de hipertensos e diabéticos da unidade e envolveu também pessoas que passavam pela praça. O trabalho foi promovido pela enfermeira Alessandra Campos, pela nutricionista Laís Espírito Santo Desterro e pela enfermeira Sheila Maria Batista, coordenadora do Programa Farmácia Viva.
“O objetivo principal foi orientá-los sobre os benefícios de cada alimento e também das ervas medicinais. É uma atividade importante para proporcionar hábitos mais saudáveis, criando um espaço verde na nossa casa e evitar o uso de fármacos industrializados”, explicou a enfermeira Alessandra Campos.
A ação realizada em todas as Unidades de Saúde, por enfermeiros e nutricionistas, foi criada com a ideia de levar os munícipes a cultivar sua própria horta no quintal de casa e assim terem acesso a alimentos mais saudáveis, sem uso de agrotóxicos. Para apoiar essa prática, a secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Quissamã distribui todas as segundas-feiras, na parte de manhã, mudas de hortaliças aos interessados, no Horto Municipal.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.