Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde incentiva alimentação saudável e criação de horta em casa

Saúde incentiva alimentação saudável e criação de horta em casa

A Secretaria de Saúde, por meio dos programas municipais, tem incentivado a população a cultivar o hábito da alimentação saudável e da criação de horta em casa. As unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) convocam os usuários para dialogarem sobre o assunto. Na última semana, na ESF do Matias, falou-se sobre o incentivo do uso de vegetais e temperos naturais, a partir da introdução alimentar na infância. Já a ESF de Caxias realizou, nesta quinta-feira (24), uma atividade em grupo, para as pessoas que têm o desejo de parar de fumar.
Em Matias, a palestra da nutricionista Viviane Soares foi para as mães e filhos, que estavam na sala de espera da pediatria. “Fazer boas escolhas alimentares é um processo complexo e tem consequências a curto e longo prazo para a saúde. A educação alimentar durante a infância vai promover adultos mais saudáveis e livres de várias doenças que podem ser prevenidas com hábitos saudáveis de ingestão de legumes, frutas e verduras”, afirmou Viviane.
Já o combate ao tabagismo aconteceu na ESF de Caxias, que realizou uma atividade em grupo. Participaram do encontro as enfermeiras Vivian Albuquerque e Sheila Batista, além da nutricionista Jaqueline Freitas. Foram abordadas questões relacionadas ao enfrentamento da ansiedade diante do cigarro e como as ervas, alimentação saudável e equilibrada podem contribuir na redução do uso de tabaco, como melhorar a qualidade de vida.
O bate-papo também abordou a criação de uma horta em casa, pois esse estímulo, ao fazer parte do processo, vai colaborar para uma educação alimentar melhor e ajudar a manter uma boa saúde mental ao reduzir o estresse. Sheila citou plantas medicinais que o usuário de tabaco pode utilizar na desintoxicação, como agrião e saião, além das plantas calmantes, como erva cidreira e capim limão. Foram distribuídas várias mudas de tomate, couve, alface, jiló, salsinha, cebolinha, entre outras, doadas pelo horto do município na ação do Matias.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.