Saúde faz campanha de conscientização sobre a hanseníase

A Campanha Municipal de Luta contra a Hanseníase acontecerá entre os dias 28 e 30 deste mês, em Quissamã, e contará com a participação de representantes da secretaria estadual de Saúde e também do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Na programação, atendimento médico para avaliação e apresentações teatrais levando informação sobre a doença.
O Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase foi em 5 de agosto e a campanha estadual vem sendo desenvolvida em todos os municípios, levando informações para que as pessoas tenham consciência do que é a doença e como se manifesta, e para que possam buscar atendimento na rede pública. Foram 931 novos casos da doença em todo o estado, em 2017; contra 902, em 2016.
“Conto com o apoio e participação de toda a rede para juntos detectarmos os casos precocemente e tratarmos, evitando as incapacidades físicas e a transmissão da doença. Receberemos o Morhan, que trará uma carreta com consultórios para atendimento à população de casos de manchas suspeitas. Teremos também a presença da secretaria estadual de Saúde prestigiando o evento”, informou a coordenadora do Programa de Hanseníase, Ruth Méia Nunes.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta a pele, os nervos dos braços, das mãos, das pernas e outras regiões, e é transmitida pela tosse, espirro e o principal agente é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento. As manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, principalmente com perda de sensibilidade, em qualquer parte do corpo, são alguns dos sinais da doença. O tratamento é feito gratuitamente pelo SUS e pode durar de 6 meses a 1 ano.
A equipe da secretaria de Saúde de Quissamã, coordenadora da campanha, que fará os atendimentos, será formada por dermatologista da rede, médico da Estratégia de Saúde da Família, fisioterapeuta, enfermeira, assistente social e representantes do Morhan nas atividades desenvolvidas na rodoviária de Caxias e na praça central de Barra do Furado. Já nas escolas municipais e no Centro de Saúde, locais das apresentações teatrais, além da equipe do Morhan participarão representantes da Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), da Saúde Escolar e agentes comunitários de Saúde (ACS).

Programação:

Terça-feira (28 de agosto)
8h30 às 12h – Rodoviária
13h às 16h – Rodoviária
9h30 às 10h30 – Ciep Dr. Amilcar Pereira da Silva – Caxias
11h30 às 12h30 – Centro de Saúde – Alto Alegre
14h30 às 15h30 – Escola Nelita Barcelos dos Santos – Morro Alto

Quarta-feira (29 de agosto)
8h30 às 12h – Rodoviária
13h às 15h30 – Rodoviária
9h às 11h – Escola Maria Ilka – Santa Catarina
12h30 às 13h30 – Escola Ignácio Hugo – Penha