Saúde entrega Raio-X Digital ao hospital nesta sexta-feira

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde, entrega na sexta-feira (16), às 9h, um Raio-X Digital DR ao Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus. O aparelho foi adquirido após o repasse, no valor de R$ 417 mil, de emenda parlamentar do deputado federal Otávio Leite.
“É o melhor aparelho que existe em toda a região, considerando tanto a rede pública quanto a rede privada de Saúde. A velocidade do processamento da imagem faz a diferença. Ela será remetida diretamente para o computador instalado no consultório médico de emergência, agilizando o atendimento”, explicou o secretário, acrescentando que, em breve, o atendimento será feito também nos consultórios da pediatria, na clínica médica e no CTI.
Além de ser superior em relação à nitidez, ao contraste, aos detalhes e à diferenciação de densidades, a imagem gerada pelo sistema digital exige uma exposição menos rigorosa à radiação do que a radiografia convencional. E só isso já reduz os riscos do exame para o paciente, além de tornar o ambiente de trabalho mais seguro para o técnico.
Tigre ressaltou a possibilidade de ampliação de partes da área examinada da radiografia, facilitando o diagnóstico de possíveis lesões. “Outra vantagem do Raio-X Digital DR é exportar essa imagem para o radiologista à distância, via e-mail, através de um programa específico para isso”, concluiu.