Saúde encerra ciclo de pré-conferências

O Conselho Municipal de Saúde encerrou na tarde desta segunda-feira (5), o último encontro da pré-conferência, realizado na Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição de Azevedo, em Machadinha. Após nove reuniões realizadas desde 21 de junho em escolas de Morro Alto, Alto Grande, Carmo, Centro, Caxias, Santa Catarina, Barra do Furado, Matias e Machadinha, todos os gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), debateram sobre assuntos pertinentes a cada localidade.
Hoje foi executada a última etapa da fase preparatória para a realização da 14º Conferência de Saúde que será realizada nos dias 13 e 14 de julho, com o tema, Saúde de Quissamã: direito e dever de todos. Os participantes elaboraram propostas para apresentação no evento, além de elegerem os representantes que atuarão como delegados na conferência municipal.
Expôs-se também, as principais tribulações identificadas internamente pelos profissionais da saúde e a partir deste diagnóstico, foi aberto debate para que usuários, profissionais, gestores e conselheiros presentes, em cada pré-conferência, levantassem outras questões sobre os demais serviços especializados, identificando as possíveis causas e propondo as respectivas soluções para serem expostas na conferência.
“Na saúde, as questões relacionadas ao processo de trabalho não são estáticas, mudamos nossas rotinas de trabalho para sempre oferecer um serviço de qualidade aos usuários. Para isso, é extremamente importante ouvir a comunidade e avaliar as questões epidemiológicas do município para estabelecermos as modificações necessárias. Por isso, foi muito importante a realização das pré-conferências de saúde com a participação dos usuários, trabalhadores da área e gestores”, afirmou Milena Viana, Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família.