Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde elabora programação para Semana da Luta Antimanicomial

Saúde elabora programação para Semana da Luta Antimanicomial

Para marcar a Semana de Luta Antimanicomial e refletir sobre a saúde mental, a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde, programou uma série de atividades, com início nesta quarta-feira (16) com uma exposição, no hall da sede do Executivo, dos trabalhos produzidos nas oficinas terapêuticas e de geração de renda. A visitação poderá ser feita, durante o horário administrativo, até sexta-feira (18).
Na quinta-feira (17), será realizada uma caminhada de sensibilização, com panfletagem sobre o significado da luta e em comemoração dos 30 anos de Luta Antimanicomial, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e demais programas da secretaria de Saúde, a partir das 10h30, com concentração na Praça Brigadeiro José Caetano.
Na sexta-feira (18), acontece um dia da beleza no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para os usuários e, encerrando a semana, será oferecido almoço dançante e apresentação teatral.
“O Programa de Saúde Mental é composto por uma potente rede de dispositivos de assistência ao sofrimento psíquico, sendo eficaz e qualificada na promoção e prevenção da saúde. Tais dispositivos são o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatório de Saúde Mental, serviço de Emergência Psiquiátrica e Equoterapia. Vale ressaltar que não temos casos de internações psiquiátricas no município, sendo isso motivo de orgulho e referência na região”, explicou o coordenador de Saúde Mental, Danilo Melchíades.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio e foi instituído para marcar as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a mudança do modelo de cuidado realizado nos espaços de vida dos usuários, na comunidade. A implantação da Rede de Atenção Psicossocial tem sido fundamental na instauração de novas práticas de cuidado em liberdade e em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.