Saúde e Educação realizam roda de conversa com alunas do 4º e 5º ano

Na última semana, a equipe da Unidade de Saúde da Família – USF do Mathias, composta pela gerente da unidade, por uma enfermeira e uma agente de comunitária de saúde – ACS, em parceria com a Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, realizou uma roda de conversa com alunas do 4º e 5º anos, do Ensino Fundamental.
As meninas foram orientadas sobre os cuidados com a higiene durante o período menstrual, alterações físicas que podem ocorrer sinalizando a chegada desse período, assim como a importância do Programa Papo de Menina e a importância da utilização adequada do kit de higiene, entregue pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Todas as alunas que estão em idade menstrual são contempladas.
Segundo a enfermeira Luana Ribeiro, as rodas de conversa são fundamentais para que as meninas tenham consciência da importância a respeito dos cuidados que precisam ter:
– Dessa forma, pudemos também ouvir relatos de experiências sobre como foi a iniciação desse período, esclarecer dúvidas e orientar algumas que ainda não iniciaram essa fase, mas deixando claro que no ambiente familiar é muito importante o diálogo, pois para muitas pessoas, esse tema ainda é considerado um tabu.