Saúde do Trabalhador e USF Alto Grande realizam ação no Horto Municipal de Quissamã

Na última semana, a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Quissamã e a equipe técnica da Unidade de Saúde da Família (USF) do Alto Grande realizaram uma ação de conscientização e prevenção com os colaboradores do Horto Municipal de Quissamã, localizado no Canto de Santo Antônio.

Na oportunidade, ocorreu palestra informativa sobre acidente de trabalho, distribuição de panfletos, aferição de pressão arterial e vacinação contra a Influenza.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Mayara Paixão, a ideia da palestra foi conscientizar sobre a importância do uso de EPI’s e protocolos de trabalho a fim de evitar a ocorrência de acidentes de trabalho, que podem provocar lesão corporal, perturbação funcional que resulte na perda ou na redução tanto permanente, quanto temporária, da capacidade laboral e até na morte.

“Quando ocorre um acidente de trabalho devemos realizar a Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT, representando o reconhecimento legal da doença ou acidente junto à Previdência Social. Toda empresa é obrigada a informar o acidente mesmo sem afastamento e caso o acidente resulte em óbito, a comunicação deve ser imediata”, explicou Mayara, salientando que a Secretaria de Saúde mantém atividades frequentes que visam levar informação a todos os trabalhados visando a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.