Saúde divulga Programação do Dezembro Vermelho – Mês da Luta Contra a Aids

O 1º de dezembro é considerado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com a campanha Dezembro Vermelho, representando o combate a doença. Com base nesta proposta, a Prefeitura de Quissamã através da Secretaria de Saúde, está promovendo várias atividades ao longo do mês, em diversos pontos do município, com o objetivo de conscientizar toda a população sobre a prevenção da doença.
As atividades começaram na última sexta-feira (1º), com uma ação nas Unidades de Saúde da Família do Centro e de Barra do Furado, com orientação e divulgação sobre a Aids, com oferta do teste rápido para HIV. Ainda no final do mês de novembro, também aconteceu uma palestra sobre a Aids para os atendidos do Programa Renda Mínima.
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.
HIV/AIDS – A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O HIV ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Como esse vírus atinge as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de uma simples gripe a uma infecção mais grave.
Nesta quarta-feira (6/12), às 9h, o Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus promoverá, em parceria com o programa de DST /AIDS e Estratégia da Saúde da Família, uma Roda de Conversa mediada pelo Infectologista Dr. Marcus Vinícius e a Enfermeira Niara Ribeiro (CCIH), abordando sobre a importância do sigilo e ética profissional , diante do diagnóstico de pacientes atendidos no serviço, inclusive com suspeita de HIV e outras DSTs . À noite, haverá uma Roda de Conversa, com o mesmo tema, para alunos da Educação de Jovens e Adultos EJA, do CIEP Brizolão 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva.
Já na quinta-feira (7/12), acontecerá uma Mesa Redonda, às 13h30, no Centro Cultural Sobradinho, Atualização em HIV, com palestrantes do município de Macaé, Drª Silvia Thess Castro (Infectologista), Dr. Washington Teixeira Dutra (Clínico Geral) e Nadir Machado Alves Cardoso (Farmacêutica), que abordará o tema “Evolução dos Antirretrovirais dos anos 80 até o momento e os últimos protocolos do Ministério da Saúde”.
Na semana seguinte, no dia 14/12, a Usf de Barra do Furado, promoverá uma palestra sobre DSTs/AIDS para adolescentes na Escola Municipal Professora Délfica de Carvalho, em Barra do Furado, às 13h. No mesmo dia, às 17h, a Usf ddo e Caxias, em parceria com a Associação de Moradores do bairro, realizará uma atividade de sensibilização no combate ao HIV / AIDS, com aconselhamento para HIV, testagem para sífilis e Hepatites B e C. A ação acontecerá na sede da Associação de Moradores de Caxias, situada à Rua João Pereira Magaldi, s/nº, próximo aos dutos da Petrobras.
E para encerrar as atividades referente ao Dezembro Vermelho, no dia 20/12, às 9h, o Centro de Especialidades realizará uma palestra na sala de espera, com o tema “AIDS” , ofertando teste rápido para HIV, na parte da manhã.